:

Quais os princípios da estratégia de Saúde da Família?

Quais os princípios da estratégia de Saúde da Família?

A estratégia de Saúde da Família reafirma e incorpora os princípios básicos do Sistema Único de Saúde – SUS: universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade.

Qual o objetivo da estratégia de Saúde da Família?

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do ...

São atividades da estratégia de Saúde da Família ESF?

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o pilar central em que se alicerça a expansão, consolidação e qualificação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), cujos princípios são: promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde.

Quais as diretrizes da estratégia Saúde da Família?

Tem como diretrizes a integralidade e a equidade da atenção, a coordenação e longitudinalidade do cuidado das famílias e das pessoas sob sua responsabilidade.

Que mudanças a Estratégia de Saúde da Família provocou na atenção básica?

Foram apontadas três principais mudanças: organização do trabalho; recursos materiais e infraestrutura da ESF; e organização dos registros.

São itens necessários a Estratégia Saúde da Família exceto?

Conforme a Política Nacional de Atenção Básica, todos abaixo são itens necessários à Estratégia Saúde da Família, EXCETO: A) O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família. B)

Como a Estratégia Saúde da Família ajuda a organizar o SUS?

A ESF atua, assim, como gestora de recursos e serviços do SUS, evitando o desperdício justamente por ser capaz de melhor identificar as necessidades de cada paciente e a melhor conduta respectiva a elas.

Quais são as diretrizes da Pnaisc?

Eixos da PNAISC:
  • Atenção humanizada e qualificada à gestação, ao parto, ao nascimento e ao recém-nascido;
  • Aleitamento materno e alimentação complementar saudável;
  • Promoção e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento integral;
  • Atenção integral à criança com agravos prevalentes na infância e com doenças crônicas;

Quais as principais mudanças com a implantação da ESF?

Foram apontadas três principais mudanças: organização do trabalho; recursos materiais e infraestrutura da ESF; e organização dos registros.

O que se espera da família na implementação da política de saúde?

A convivência contínua com as pessoas e com as famílias deve propiciar, com o tempo, um vínculo de responsabilidade, que é fundamental não só para o tratamento das doenças, mas também para a promoção da saúde e realização de ações, enquanto os indivíduos estão saudáveis.

Quando foi a implantação do PSF?

No Estado de São Paulo, o PSF teve início em 1996 com a implantação de Equipes de Saúde da Família em alguns municípios. Em 2002 o programa já contava com 1.638 equipes de PSF implantadas em 402 municípios, possibilitando uma cobertura de cerca de 20% da população do Estado, isto é, mais de 5,6 milhões de pessoas.

Qual foi o precursor do PSF?

Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), coordenado pelo Ministério da Saúde. O PACS começou a ser implantado na região Nordeste, mediante projeto piloto, desenvolvido no estado da Paraíba.