:

O que foi o cubismo na literatura?

O que foi o cubismo na literatura?

O cubismo deveria aliar as ideias de destruição dos futuristas ao desejo de criar algo novo. Na literatura, eles usaram a falta de lógica, o uso do simultâneo, o fascínio pelo instantâneo e o humor. Eles queriam criar novas perspectivas e manter os objetos em permanente relação.

Como se caracteriza a literatura cubista?

Ilogismo: Os textos cubistas são caracterizados pela exclusão da lógica formal, onde o pensamento não é racional, ele surge entre o consciente e o inconsciente do autor. Linguagem caótica: Utiliza-se uma linguagem caótica, onde não há uma lógica, as palavras são soltas e dispostas de forma aleatória.

Qual o precursor do cubismo na literatura?

O poeta francês Guillaume Apollinaire (1880-1918), que, em 1913, lançou o seu manifesto da literatura cubista, é o principal idealizador desse tipo de literatura na Europa.

O que é um poema cubista?

Poesia com cortes e fragmentações de versos, sem prejuízo do sentido para que o leitor busque os significados do texto. Surgiu no início do século XX. No cubismo, a tentativa é a captação da mensagem por ângulos diferentes, mesmo com idéias descontínuas e eliminação da lógica. ...

O que é o futurismo na literatura?

O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. ... A ideia principal que os futuristas buscavam incorporar em seu procedimento artístico era principalmente a velocidade, captando, seja nas artes plásticas, seja na literatura, esse movimento acelerado que percebiam intensificar-se ao seu redor.

O que é o expressionismo na literatura?

O Expressionismo é marcado pela subjetividade do escritor, despreocupado quanto à organização do texto em estrofes, onde é feita uma análise meticulosa do subconsciente dos personagens, utilizando-se de metáforas exageradas ou grotescas. Em geral, utiliza uma linguagem direta e com frases curtas.

Quais as características de uma literatura dadaísta?

Características do Dadaísmo na literatura - Desejo de romper o limite entre as varias modalidades artísticas; - Irreverência artística; - Protesto contra a guerra, o capitalismo e o consumismo; ... na composição das obras de arte.

Quais as très fases do cubismo?

Quais são as 3 fases do cubismo?
  • fase: cezanniana, ou pré-analítica (1907-1909),
  • fase: analítica, ou hermética (1909-1912),
  • fase: sintética (1912-1914).

Quais são os principais fundadores do cubismo?

Pablo Picasso, Georges Braque, Juan Gris, Fernand Léger e Robert Delaunay foram alguns dos principais artistas do cubismo. Picasso (1881-1973) foi um dos fundadores do cubismo.

O que é um poema expressionista?

Em poesia, empregaram-se pela primeira vez os versos livres (sem métrica, ou seja: os versos de um mesmo poema não precisam ter o mesmo número de sílabas). Na pintura, a deformação do real é provocada pelas pinceladas fortes e pelas cores intensas.

Quais as principais características do futurismo na literatura?

Principais características do futurismo
  • Dinamicidade;
  • Contestação do sentimentalismo e consequente valorização do homem de ação;
  • Enaltecimento da audácia e da revolução;
  • Exaltação da vida contemporânea, com ênfase em temas de tecnologia e em novos aparatos industriais;
  • Rejeição ao moralismo e ruptura com a tradição;

O que significa futurismo vanguarda?

Como o próprio nome já diz, o Futurismo é a vanguarda européia com temática futurista, como a exaltação da tecnologia, da máquina, da indústria em geral. Esse movimento é responsável por mais de trinta manifestos, com a primeira publicação em fevereiro de 1909, pelo autor Filippo Tommaso Marinetti.

O que foi o Expressionismo resposta?

O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva. ... Além das artes plásticas, o movimento se estendeu à literatura, à música, ao cinema e ao teatro.

O que expressa o Cubismo?

Cubismo é um movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu na França no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. ... Cubos, cilindros e esferas são algumas das formas usuais no cubismo, que se distingue da arte abstrata pelo uso concreto de todas as formas.