Quais os tipos de intoxicação exógena?
Quais os tipos de intoxicação exógena?
Intoxicações Exógenas Intoxicação exógena pode ser definida como a consequência clínica e/ou bioquímicas da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas. Como exemplo dessas substâncias intoxicantes ambientais, podemos citar ar, água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos.
Quais as principais vias de intoxicação exógena?
Existem dois tipos principais de intoxicação, como: Intoxicação exógena: acontece quando a substância intoxicante está no ambiente, capaz de contaminar através da ingestão, contato com a pele ou inalação pelo ar.
Onde ligar em caso de intoxicação?
O Disque-Intoxicação, criado pela Anvisa, atende pelo número 0800-722-6001. A ligação é gratuita e o usuário é atendido por uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat).
Qual é o tratamento para a intoxicação na fase aguda?
Assim, na presença de sinais e sintomas que possam levar a suspeitar deste problema, é muito importante ir ao pronto-socorro rapidamente, para que o tratamento seja feito, com lavagem gástrica, uso de remédios ou antídotos, prescritos pelo médico.
Quais são as vias de intoxicação?
A penetração dos agentes tóxicos no organismo pode ocorrer por três formas: pela inalação, pela ingestão e pelo contato com a pele.
O que devemos saber de um paciente intoxicado de forma exógena?
Sonolência; Alucinação e delírio; Retenção ou incontinência urinária e fecal; Lentificação e dificuldade para realizar movimentos.