:

Quais são os métodos anticoncepcionais hormonais?

Quais são os métodos anticoncepcionais hormonais?

Os métodos hormonais de contracepção contêm progestina ou uma combinação de progestina e estrogênio. As opções hormonais incluem o implante, o dispositivo intrauterino (DIU), a injeção, a pílula, o anel e o adesivo.

Qual o melhor anticoncepcional hormonal?

“Nesse sentido, as melhores são a ciproterona e a drospirenona”, afirma. Segundo Élvio, existem vários nomes comerciais, o que muda é apenas o laboratório fabricante. Porém, o ginecologista alerta: “essas contêm uma dosagem maior de estradiol 35 mcg, o que pode causar mais efeitos colaterais”.

Como agem no corpo feminino Os métodos anticoncepcionais hormonais?

Os métodos de contracepção não hormonais, como preservativos ou o dispositivo intrauterino de cobre (DIU), não alteram os níveis naturais ou funções dos hormônios no corpo (4). No entanto, contraceptivos hormonais alteram os níveis normais de estrogênio, progesterona e outros hormônios (4).

Como funcionam os métodos contraceptivos hormonais?

Os métodos hormonais previnem a gravidez, impedindo principalmente a liberação dos óvulos pelos ovários ou mantendo a densidade do muco no colo do útero elevada para que os espermatozoides não atravessem o colo do útero para o útero. Desse modo, os métodos hormonais evitam que o óvulo seja fertilizado.

Quais são os métodos comportamentais?

Os principais métodos comportamentais são tabelinha (método de Ogino-Knaus), temperatura basal, muco cervical (método de Billings), sintotérmico, coito interrompido e lactação.

Qual é a desvantagem dos métodos hormonais?

Não protege contra a maioria das doenças sexualmente transmissíveis; Pode provocar irritação vaginal; É desaconselhável a mulheres que têm infeções urinárias, do colo do útero ou da vagina.

Quais os métodos contraceptivos não hormonais?

Tipos de contraceptivos não hormonais
  • Sexo sem penetração e estimulação externa.
  • Métodos de barreira.
  • Métodos de consciência da fertilidade/planejamento familiar natural.
  • Retirada (coito interrompido)
  • DIUs de cobre (dispositivos intrauterinos)
  • Esterilização.

Como os métodos contraceptivos funcionam?

Os contraceptivos hormonais são métodos para prevenção da gravidez à base de formas sintéticas de hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona. Alguns desses métodos combinam os dois hormônios, enquanto outros têm apenas progesterona.

Quais são os métodos contraceptivos comportamentais?

Os métodos comportamentais, ou de abstinência periódica, são métodos que requerem que a mulher aprenda quando o período fértil do seu ciclo menstrual começa e termina. Sabendo como identificar o período fértil do ciclo da mulher, o casal pode aprender a evitar a gravidez.

O que são métodos definitivos?

- Os métodos definitivos são aqueles em que são feitos processos cirúrgicos que promovem a esterilização, que pode ser do homem ou da mulher. São exemplos de métodos definitivos a laqueadura tubária e vasectomia.

Quais as vantagens e desvantagens em utilizar o método hormonal?

DIU hormonal
VantagensDesvantagens
Pode permanecer no útero por até 5 anos, com a possibilidade de remoção a qualquer momento.Pode ocorrer sangramento irregular no período de adaptação.
Pode reduzir o fluxo menstrual.Pode causar cólicas.
Não interfere na relação sexual.Em alguns casos aumenta a sensibilidade e acne.