:

Quais os direitos do deficiente auditivo unilateral?

Quais os direitos do deficiente auditivo unilateral?

Direitos do portador de surdez unilateral Nesse sentido, o Tribunal Superior do Trabalho definiu que a deficiência unilateral igual ou superior a 41 decibéis é considerada suficiente para garantir o direito do portador a concorrer a vagas destinadas às pessoas com deficiência.

Qual a lei do deficiente auditivo?

De acordo com a Lei 10.436/2002, o poder público deve garantir atendimento e tratamento adequado às pessoas que sofrem com a deficiência auditiva. Portanto, fique atento para não perder oportunidades devido à falta de conhecimento dos seus direitos.

O que é deficiência auditiva unilateral?

Quem perde a audição em apenas um ouvido é considerado surdo unilateral, não sendo amparado pela legislação vigente como deficiente auditivo. Ou seja, a lei faz distinção nos graus de classificação da perda auditiva, deixando o surdo unilateral de fora dessa norma.

O que é perda de audição unilateral?

INTRODUÇÃO: A perda auditiva unilateral é caracterizada pela diminuição da audição em apenas uma orelha. OBJETIVO: Analisar o benefício quanto à localização auditiva após a adaptação do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) em indivíduos com perda auditiva unilateral.

Qual o valor da indenização por perda auditiva?

Um trabalhador que teve perda auditiva decorrente de acidente de trabalho por equiparação receberá indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil mais salários referentes ao período de estabilidade, conforme decisão da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA).

Quem tem problema de audição pode trabalhar?

A perda auditiva por exposição ao ruído é um dos mais frequentes riscos ocupacionais. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar esse problema no ambiente de trabalho. ... O trabalhador com perda auditiva pode receber auxílio-doença caso fique afastado por período superior a 15 dias.

Como se aposentar por surdez?

Assim, o deficiente auditivo pode se aposentar por idade se comprovar:
  1. Homem: 60 anos de idade, 15 anos de tempo de contribuição e15 anos de surdez;
  2. Mulher: 55 anos de idade, 15 anos de tempo de contribuição e 15 anos de surdez.

Como comprovar que sou deficiente auditivo?

Como então garantir os seus direitos se você possui deficiência auditiva? O único documento que prova a sua condição legalmente no Brasil é o laudo médico com o número do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Sou surdo de um ouvido quais meus direitos?

A Lei 10.436/2002, mais conhecida como Lei de Libras, assegura o direito ao atendimento e tratamento adequado para pessoas que sofrem com a perda auditiva. Pouca gente sabe, mas os deficientes auditivos têm direito a ter acesso a intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em órgãos públicos e universidades.

O que significa perda de audição bilateral?

Perda auditiva bilateral é uma perda auditiva em ambos os ouvidos. Deficiência auditiva bilateral pode ter diferentes níveis: suave, moderada, severa ou profunda. A perda auditiva bilateral pode ser causada por vários fatores no ouvido externo, médio e interno, ou uma combinação das três.