:

O que é a PIF felina?

O que é a PIF felina?

A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma afecção viral, infecciosa, imunomediada, multissistêmica e fatal. Possui uma patogenia complexa, desenvolvendo-se a partir do coronavírus felino (FCoV) com resposta imunológica indevida do vírus.

O que a PIF causa nos gatos?

A transmissão geralmente se dá através do coronavírus que pode estar presente em fezes de gatos contaminados e em outros casos a causa da contaminação pode ser o local, por este motivo é importante antecipar uma consulta preventiva para tutores que possuam mais de um felino.

Como se pega PIF?

Entre os bichanos, o contágio ocorre quando um pet entra em contato com as secreções de um gato contaminado. “Secreção nasal, urina e fezes podem transmitir o vírus”, comenta o veterinário.

Como saber se meu gato está com PIF?

As duas formas da PIF são, a efusiva (úmida) e a não efusiva (seca), em alguns casos o felino pode desenvolver as duas variações. Os sintomas mais comuns são febre, perda de peso e diarreia. Insuficiência hepática e renal, desorientação, vômitos e infecções oculares também podem apontar um possível diagnóstico da PIF.

Qual método bioquímico utilizado para confirmar a PIF?

A histopatologia é considerada um método padrão ouro para confirmação de PIF. Amostras obtidas para biópsia dos tecidos envolvidos é um procedimento diagnóstico valioso para identificação de lesões características da PIF, de inflamação piogranulomatosa e vasculite (BIRCHARD; SHERDING, 2013).

Quais são as doenças que mais matam gatos?

Quais as principais doenças que acometem os felinos?
  • Leucemia felina (FeLV) ...
  • Panleucopenia felina. ...
  • Rinotraqueite felina. ...
  • Calicivirose ou calicivírus felino. ...
  • Pneumonite felina. ...
  • Imunodeficiência felina (FIV) ...
  • Peritonite infecciosa (PIF)

Como saber se o gato está com dor de estômago?

Como identificar o gato com dor de barriga?
  1. Diarreia;
  2. Vômito;
  3. Dor quanto o tutor toca na região abdominal;
  4. Gato com a barriga inchada e dura;
  5. Perda de apetite;
  6. Regurgitação;
  7. Flatulência,
  8. Inquietação devido ao desconforto.

Como é transmitido PIF?

Entre os bichanos, o contágio ocorre quando um pet entra em contato com as secreções de um gato contaminado. “Secreção nasal, urina e fezes podem transmitir o vírus”, comenta o veterinário. A possibilidade de contágio é ainda maior quando os gatos dividem utensílios como caixinha de areia, comedouro ou bebedouro.

Como fazer o teste de Rivalta?

Ainda, foi realizado o Teste de Rivalta, um teste auxiliar no diagnóstico da PIF, que consiste em pingar uma gota do líquido puncionado em solução de ácido acético. A formação de um halo, além de uma gota bem definida no ácido é considerada positiva quanto ao teste (August, 2011).

Como Morre um gato com PIF?

“A PIF causa uma infecção severa na área chamada de peritônio, ou seja, a parte interna da barriga”, explica o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz. “A peritonite em gatos é causada por um tipo de coronavírus particularmente agressivo, mas com baixa capacidade de transmissão”, complementa.

Qual a doença que dá em gato?

A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais.

Qual a doença que dá no gato?

Dentre as doenças mais comuns - e graves - que podem afetar o bichano, estão a FIV, FeLV e a PIF felina. Além delas, a clamidiose e a insuficiência renal crônica em gatos também precisam de atenção, já que podem trazer graves consequências se não forem tratadas ou devidamente controladas.