:

O que é uma consulta de puericultura?

O que é uma consulta de puericultura?

A puericultura consiste em consultas regulares ao pediatra que tem como finalidade a supervisão do crescimento, desenvolvimento e atuação do pediatra em eventuais situações.

Quantas consulta de puericultura?

O Ministério da Saúde sugere um calendário mínimo de consultas de puericultura, que inclui uma consulta até os 15 dias de vida, seguida por uma consulta com um, dois, quatro, seis, doze e dezoito meses. No total, são sete consultas nos primeiros 18 meses de vida.

O que fazer na primeira consulta de puericultura?

Anamnese na puericultura A anamnese deve ser completa, com todos os itens de uma anamnese comum, mas devendo também abordar: Antecedentes pessoais da criança com informações desde a sua concepção, com ênfase nos antecedentes patológicos e alimentares, questionando acerca da gestação, nascimento e período neonatal.

Como deve ser realizada a primeira consulta de puericultura?

A primeira consulta de puericultura, preferencialmente deverá ser pediátrica, contudo, a impossibilidade desta não impede o Agendamento para outra atividade (grupo educativo, consulta enfermagem). As gestantes acompanhadas no centro de saúde serão encaminhadas para consulta de enfermagem até 15 dias após o parto.

Quantas consultas recém-nascido?

Nas situações mais comuns, a recomendação é de três consultas mensais para bebês com 5 a 30 dias de vida, uma vez por mês entre dois e seis meses de idade e uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses do bebê.

Quem realiza a consulta de puericultura?

A consulta de puericultura é pautada na premissa de que também compete ao médico pediatra a orientação da família sobre a proteção integral à criança. Além disso, permite uma intervenção mais rápida e eficaz quando identificado algum desvio fora da normalidade na criança ou adolescente.

Quais são os reflexos que o enfermeiro deve avaliar em uma consulta de puericultura?

Dentre os principais reflexos avaliados durante a consulta de puericultura podemos citar: o Reflexo de Moro, Preensão Palmar, sucção, Babinski, Extensão Plantar, marcha e tônico-cervical.

Qual o tempo que devemos realizar a primeira consulta de puericultura?

A primeira consulta pediátrica normalmente ocorre quando o bebê ainda é recém-nascido, após sete a quinze dias da data de seu nascimento, de modo que fique alguns dias somente com a mãe em adaptação.

Quais as medições que são realizadas na consulta de puericultura?

Em todas as consultas, o pediatra deve pesar e medir a criança. A medição da cabeça até os 2 anos também é necessária. Aferição da pressão arterial também deve ser realizada de forma rotineira. Exame físico detalhado de todo o corpo também é imprescindível.

Quais as etapas da puericultura?

Por outro lado, ainda de acordo com as autoras, a experiência clínica no cuidado de enfermagem na APS permite que a Page 20 19 consulta de puericultura seja realizada em quatro etapas: levantamento de dados, diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem e avaliação da consulta.

O que perguntar na consulta de puericultura?

Como é a primeira consulta pediátrica?
  • ingestão de leite (para saber se a criança bebeu somente leite materno ou precisou de fórmula);
  • adaptação dela à mãe;
  • como a amamentação tem sido realizada;
  • se o neném ficou sob investigação na maternidade após seu nascimento, como ocorre quando há icterícia;
  • alimentação da mãe;

Qual o papel do enfermeiro durante o processo de avaliação na fase da infância?

Através da análise dos dados percebe-se que a enfermagem exerce um papel primordial na avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil, pois pelo fato de acompanhar todas as modificações da criança, é possível identificar precocemente algumas alterações inadequadas e assim intervir, evitando consequências ...

O que perguntar na consulta Pré-natal com pediatra?

Nesta consulta, o pediatra deve perguntar sobre o histórico de saúde dos familiares, da gestação, o contexto familiar, se primeiro filho, informar sobre os dados do parto, verificar o aspecto nutricional, a amamentação, o sono, as funções fisiológicas (diurese e evacuações), o cuidado com o coto umbilical, a carteira ...