:

O que é UVB e UVA?

O que é UVB e UVA?

UVA e UVB são dois tipos de raios ultravioleta nocivos à saúde. O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. Os raios UVB penetram superficialmente na pele, causam vermelhidão e a sensação de ardência.

Qual é a diferença entre os raios UVA e UVB?

Raios UVB deixam a pele vermelha; já os raios UVA são os que bronzeiam. ... Entre as principais diferenças entre os raios UVA e UVB, está a cor que ele deixa na pele.

O que são raios UVA UVB e infravermelho?

Raios UVA, UVB e Infravermelho: entenda a diferença A exposição à radiação pode ser dividida em radiação ultravioleta (comprimento da onda de 1 nm), luz visível (comprimento da onda de 4 nm) e infravermelho (comprimento da onda acima de 780nm), sendo que a ultravioleta é dividida em UVA, UVB e UVC.

Quais são os efeitos do raio UVC sobre a pele humana?

Os raios UVC são extremamente lesivos a pele humana, podendo causar efeitos mutantes e cancerígenos, mas a grande parte desses raios é retida na camada de ozônio, apenas uma pequena quantidade é capaz de atingir os homens. Os raios UVB são responsáveis por queimar, manchar e descamar a pele.

Quais os efeitos da radiação ultravioleta na pele?

A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas.

Qual camada que nos protege dos raios UVA e UVB?

Os raios UVA e UVB juntamente com os Raios UVC são produzidos e emanados pelo sol. Como são invisíveis não conseguimos percebê-los, somente sentir seus efeitos em nosso corpo. Os raios UVC são completamente bloqueados pela camada de ozônio e não chegam até nós.

O que significa raios infravermelho?

A radiação infravermelha (IV) é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de ondas longos, ou final vermelho do espectro da luz visível.

Qual a diferença entre os raios infravermelhos e ultravioleta?

A radiação infravermelha possui maior comprimento de onda que a ultravioleta e, por isso, sua energia é menor, penetrando muito na pele. ... Já a radiação ultravioleta é a radiação mais energética da luz solar, possuindo grande poder de penetração na pele.

Quais os perigos da exposição aos raios ultravioleta para a pele?

Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

Quais são as radiações UV que mais prejudicam a pele por que prejudicam a pele?

Os responsáveis pelas queimaduras são os raios UVB (Burning = Queimadura) que acabam sendo prejudiciais porque atingem em cheio a primeira camada da pele, chamada epiderme. Esses são os raios que ficam mais intensos no verão entre as 10h e 16h, por isso os chamados “torrões” são mais intensos nessa época e horários.

Como os raios UV podem provocar danos estruturais a pele?

Isso porque os raios UVA agem de forma gradual, contínua e discretamente na destruição dos fibroblastos da pele, responsáveis pela produção de colágeno e elastina, deixando-a com aspecto enrugado e com perda de elasticidade. Os danos são permanentes e costumam tornar-se visíveis após os 30 anos.

O que a exposição excessiva aos raios ultravioleta pode causar?

“A exposição exagerada aos raios solares pode causar, no mínimo, nove doenças oculares: câncer de pele, câncer da conjuntiva (membrana mucosa e transparente que reveste e protege o globo ocular), pinguécula (espessamento da conjuntiva), pterígio (fibrose da conjuntiva), ceratite (inflamação da córnea), catarata ( ...

Qual a importância dos raios UV A?

Essa radiação é importante, pois é usada no mecanismo da visão. ... A radiação ultravioleta é definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400nm, sendo muito prejudicial aos seres vivos. A nossa atmosfera filtra a maior parte da radiação que o Sol emite, permitindo a vida na Terra.