:

O que foi o período arcaico para os povos gregos da Antiguidade?

O que foi o período arcaico para os povos gregos da Antiguidade?

É conhecido como Período Arcaico da Grécia Antiga o recorte temporal compreendido entre os séculos VIII e VI a.C. Foi neste período que começam a se formar as primeiras sociedades organizadas em poleis, ou cidades-estado. Esta forma de organização é característica da Grécia Antiga.

O que era uma colónia grega explique?

As colónias ou colônias, na Antiguidade, eram cidades/estado fundadas por uma cidade-mãe, não tendo, ao contrário de colónias mais recentes, extensões muito grandes de território - somente o necessário para o objectivo com que cada cidade era fundada.

Quais as consequências da colonização e expansão do povo grego?

Com as Diásporas gregas e a colonização de áreas no Mar Mediterrâneo, as cidades-estados gregas tiveram um crescimento do comércio na região, enriquecendo o grupo social que se encarregava das trocas entre as distintas localidades.

O que foi a Magna Grécia indique seu significado?

Magna Grécia era a denominação que recebia o sul da península Itálica, região colonizada na Antiguidade pelos gregos depois da segunda diáspora grega. Num sentido mais amplo, inclui também a ilha da Sicília, onde também se verificou o fenómeno de colonização grega.

O que foi o Período Arcaico e helenístico?

Os períodos Clássico e Helenístico são os dois últimos períodos em que se costuma dividir a história da Grécia Antiga. ... Os outros períodos em que é dividida a história grega são Pré-Homérico (XX – XII a.C.), Homérico (XII – VIII a.C.) e Arcaico (VIII – VI a.C.).

Como era o Período Arcaico?

O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.

Qual o papel das colônias no mundo grego?

Essas cidades tinham a importante função de proteger as rotas que ligavam o mundo grego ao Oriente e ainda promoviam o fornecimento de cereais, peixes, frutas e madeira para as cidades gregas.

Quais eram as colónias gregas?

No século VII, muitas colônias foram fundadas em Jônia, sul da Itália, Trácia e no Mar Negro. Outras colônias gregas foram fundadas na costa da Gália, na península Cirenaica na África e também no Egito. Nesta explosão de expansão colonial cidades como Corinto, Mileto, Mégara e Foceia assumiram a liderança.

Em que consiste a reforma de Solon?

Na sua reforma, Sólon proibiu a hipoteca da terra e a escravidão por endividamento através da chamada lei Seisachtheia; dividiu a sociedade pelo critério censitário (pela renda anual) e criou um tribunal de justiça, a helieia.

Como eram os laços entre as colônias?

De acordo Adam Smith, as colônias gregas podiam equiparar-se com a mãe-pátria, em termos filosóficos, por uma razão especial: elas tinham total independência em relação à sua metrópole. Para o autor, tal condição histórica teria favorecido a vida econômica e intelectual das colônias.

Como se deu a formação do Magna Grécia?

A partir do século VIII a. C., os Gregos, vindos de várias regiões do seu país natal, fazem-se ao mar, fundando colónias e cidades várias. A primeira fundação da Magna Grécia (em grego, Megale Hellas) foi Cumas, no ano de 757 a. ...

Quais regiões os gregos dominaram?

No século VII, muitas colônias foram fundadas em Jônia, sul da Itália, Trácia e no Mar Negro. Outras colônias gregas foram fundadas na costa da Gália, na península Cirenaica na África e também no Egito. Nesta explosão de expansão colonial cidades como Corinto, Mileto, Mégara e Foceia assumiram a liderança.

O que é o Período Arcaico em artes?

Arcaico, termo usado para as obras artísticas criadas entre -700 e -480 , reflete um julgamento estético. Os eruditos que estudaram a Arte Grega no fim do século passado acharam o estilo desse período mais “antiquado” do que o estilo naturalista dos séculos -V e -IV , visto como padrão de beleza.

Quais são as características do Período Arcaico?

Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.

Qual é o principal acontecimento do Período Arcaico?

Um dos fenômenos mais importantes do Período Arcaico foi o da colonização, que espalhou os gregos um pouco por toda a área costeira da bacia do mar Mediterrâneo e do mar Negro. Os motivos que geraram estes fenômenos foram variados.

Por que os gregos expandiram seu território?

A colonização grega foi uma expansão colonial organizada pelos gregos arcaicos no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro no período dos séculos VIII a VI a.C. (7 a.C.). ... A colonização podia ser motivada por desova populacional, busca de metais preciosos ou escravos.

Porque as colónias gregas ficavam no litoral?

Essas cidades tinham a importante função de proteger as rotas que ligavam o mundo grego ao Oriente e ainda promoviam o fornecimento de cereais, peixes, frutas e madeira para as cidades gregas.

Como era o governo nas colônias gregas?

A maioria das monarquias foram governadas por reis, geralmente com a ajuda de um conselho de assessores. ... O rei de cada cidade-estado vivia em um palácio-fortaleza luxuoso na cidade capital. Além da capital havia uma rede de aldeias periféricas.

Qual era o tipo de democracia na Grécia antiga?

Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos.

Quais foram as reformas implantadas por Sólon e Drácon?

No que tange à natureza das leis, Sólon anulou alguns dos excessos que marcavam as punições anteriormente normatizadas por Drácon. Além disso, reformulou os direitos dos primogênitos no repasse das heranças e empreendeu o fim da escravidão por dívidas.