:

O que é dessensibilização em psicologia?

O que é dessensibilização em psicologia?

A dessensibilização sistemática, baseada na extinção, no contracondicionamento e na habituação visa eliminar os comportamentos de medo e evitação com emissão de respostas assertivas (Turner, 2002). Nela, o cliente é levado à exposição gradativa ao objeto fóbico, precedida pelo relaxamento (Vera & Vila, 2002).

Como funciona a terapia de dessensibilização?

Nessa técnica o cliente é treinado a relaxar, é colocado em contato com uma hierarquia de situações geradoras de ansiedade e é solicitado a relaxar enquanto imagina cada uma delas, assim o paciente atinge um estado de completo relaxamento, quando é exposto ao estímulo que provoca a resposta de ansiedade.

O que é Contracondicionamento e dessensibilização sistemática?

Assim como o contracondicionamento (emparelhamento de estímulos que eliciam respostas contrárias àquelas produzidas pelo estímulo condicionado), a dessensibilização sistemática é uma técnica muito eficaz para suavizar o processo de extinção de um reflexo condicionado e amenizar o sofrimento do indivíduo (MOREIRA e ...

Como fazer uma dessensibilização?

Além de se restringir o uso do remédio que causa a alergia, outro procedimento vem dando bons resultados: é a dessensibilização, que consiste na administração gradativa de doses crescentes de medicamento em paciente reconhecidamente alérgico, até atingir a dose plena indicada para o tratamento.

O que é dessensibilização Farmacologia?

A dessensibilização constitui uma característica da maioria dos receptores acoplados a proteínas G, e dois mecanismos principais estão envolvidos: Fosforilação do receptor; Internalização do receptor (endocitose).

Como se dá a terapia de exposição?

Ela consiste em expor a pessoa aos elementos que lhe causam medo de maneira gradual, segura e guiada pelo terapeuta. Ao fazer isso na terapia, o paciente tem a possibilidade de substituir os sentimentos de tensão por relaxamento. A exposição, nesse caso, não é física.

O que é contra condicionamento?

Contracondicionamento - consiste em condicionar uma resposta contrária àquela produzida pelo estímulo condicionado. ... Este estímulo só adquire tal função porque foi associado a um estímulo que tem a função inata de provocar uma resposta reflexa.

O que é o reforçamento diferencial?

De acordo com Moreira e Medeiros (2007), o reforçamento diferencial consiste em um procedimentos de reforçamento e extinção de comportamentos utilizados simultaneamente. O reforçamento é utilizado para se aumentar a frequência dos comportamentos que se deseja aumentar de frequência.

O que é Taquifilaxia ou dessensibilização?

3.5 DESSENSIBILIZAÇÃO E TAQUIFILAXIA Taquifilaxia refere-se a uma redução dos efeitos de uma substância quando administrada de modo contínuo ou repetidamente, podendo também ser chamada de tolerância, refratariedade (perda de eficácia terapêutica) ou resistência (perda da atividade dos antibióticos).

Qual é a diferença da dessensibilização para a Taquifilaxia?

É mais difícil se obter taquifilaxia com histamina e quase impossível com acetilcolina. Quando doses extremamente elevadas de acetilcolina são usadas, o tecido torna-se menos sensível, mas não a todos os agonistas; isso é uma dessensibilização não-específica. Isso pode ser devido à perda de potássio intracelular.

O que são técnicas comportamentais?

De acordo com Knapp (2004), todos os experimentos comportamentais têm um elemento cognitivo e a modificação das distorções cognitivas se dá também por meio das técnicas comportamentais. Sabe-se que o objetivo das técnicas ou intervenções comportamentais é aumentar o comportamento positivo enquanto diminui o negativo.

Como funciona o psicodrama?

O Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam. Sua aplicação é uma das mais eficientes e criativas nos campos da saúde, da educação, das organizações e dos projetos sociais.

Como ocorre o processo de condicionamento respondente?

No condicionamento reflexo, ou respondente, temos a associação de um estímulo originariamente neutro a um estímulo que provoca espontaneamente uma reação específica no indivíduo. Assim, após algum tempo, o estímulo anteriormente neutro passa a provocar no indivíduo a mesma reação do estímulo incondicionado.

Como é caracterizado o comportamento respondente?

O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo. ... Qualquer reflexo pode ser condicionado a responder a um estímulo anteriormente neutro.

O que é reforçamento diferencial de outros comportamentos dro?

Reforço diferencial de outros comportamentos (DRO) é o esquema de reforçamento que consiste na liberação do reforço após um determinado intervalo de tempo no qual o comportamento inadequado não é emitido, podendo-se reforçar a ocorrência de qualquer outro comportamento que não aquele que se pretende reduzir.

Qual é o objetivo dos reforços positivos e negativos?

Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estímulo). Um reforço negativo também aumenta a probabilidade de um comportamento pela ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido.