:

O quê calendário processual?

O quê calendário processual?

O calendário processual é um negócio jurídico processual em que os prazos dos atos processuais futuros são agendados, sendo as datas escolhidas de comum acordo entre o juiz e as partes.

Como ocorre o calendário processual?

O art. 191 do CPC/15 traz a possibilidade de que as partes e o juiz (leia-se, o juízo), de comum acordo, fixem um calendário para a prática dos atos processuais. Trata-se de regra inovadora, com nítida inspiração nos processos arbitrais.

O que é o Instituto da calendarização no Código de Processo Civil?

Por meio da calendarização, abriu-se às partes a possibilidade de, em comum acordo com o magistrado, fixarem as datas (ou os períodos) para a prática de cada um dos atos processuais subsequentes.

Qual ou quais são as vantagens do Instituto da calendarização?

Com isso, a doutrina tem apontado como vantagens do acordo de calendarização a previsibilidade da prática dos atos processuais, o que aumenta a segurança jurídica principalmente das partes, e a maior efetividade e eficiência da prestação jurisdicional, como resultado da eliminação de alguns trabalhos burocráticos que ...

Quais são os atos processuais das partes?

O Código de Processo Civil define os atos das partes como consistentes em declarações unilaterais (praticados sem necessitar da anuência da outra parte, são por excelência os atos de postulação – petições, requerimentos, recursos, entre outros) ou bilaterais de vontade.

É obrigatória a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário processual?

Dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário. É vedado às partes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa.

O que é prática do ato processual?

Resumo: Os atos processuais são as realizações de procedimentos praticados no andamento do processo. Existe uma forma para cada procedimento praticado no processo, pelo qual se desenvolve visando resguardar o princípio do devido processo legal e do contraditório.

É correto afirmar sobre os prazos processuais civis?

É correto afirmar sobre os prazos processuais civis: 1. Quando a lei for omissa, o juiz determinará os prazos em consideração à complexidade do ato. ... Quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 horas.

O que é o negócio jurídico processual?

O negócio jurídico processual é '[…] o fato jurídico voluntário, em cujo suporte fático se reconhece ao sujeito o poder de regular, dentro dos limites fixados no próprio ordenamento jurídico, certas situações processuais ou alterar o procedimento'.

É correto afirmar que em regra os atos processuais são públicos e independem de forma determinada justifique?

Assim, mesmo que a parte disponha de procedimento especial, caso seja possível, haverá possibilidade de ação ser ajuizada no procedimento comum. Em regra, os atos processuais são públicos e independem de forma determinada. A assertiva está correta, de acordo com os art.

O que são os negócios jurídicos processuais?

O negócio jurídico processual é '[…] o fato jurídico voluntário, em cujo suporte fático se reconhece ao sujeito o poder de regular, dentro dos limites fixados no próprio ordenamento jurídico, certas situações processuais ou alterar o procedimento'.

Quais são os limites dos negócios jurídicos processuais?

A impossibilidade de as partes convencionarem sobre as posições jurídicas do juiz também é reconhecido como limite aos negócios jurídicos processuais. Os poderes do juiz são mantidos, entre eles o de controlar, fundamentadamente, a validade das convenções processuais firmadas pelas partes.

O que se entende por atos de obtenção das partes quais são suas espécies?

Os atos da parte são aqueles “praticados pelo autor, réu, terceiros intervenientes e pelo Ministério Público. Em regra, tais atos produzem seus efeitos imediatamente (CPC, art. ... São atos unilaterais da parte os de postulação e as manifestações de vontade. Podem ser praticados tanto pelo autor quanto pelo réu.

O que se entende por atos de obtenção das partes?

Os atos de obtenção, por sua vez, compreendem: a) atos de petição, também denominados atos postulatórios, que consistem nos pedidos ou requerimentos em que a parte postula uma providência ou um ato processual específico. ... Há submissão expressa à pretensão do autor, quando o réu reconhece a procedência do pedido (art.

O que é convenção das partes no processo?

Convenções ou acordos processuais são negócios jurídicos praticados com a finalidade de alterar o procedimento ou dispor sobre poderes, direitos, deveres, faculdades e ônus processuais. Trata-se da possibilidade das partes de moldarem, desenharem o procedimento para a solução da controvérsia entre elas.

Será considerado automaticamente intempestivo ato praticado antes do termo inicial do prazo?

Será considerado intempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo, por não ter ainda existência jurídica. Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, desde que haja declaração judicial nesse sentido, podendo a parte, porém, provar justa causa para sua não realização.

Qual o lugar do ato processual?

De acordo com o artigo 217 do CPC, os atos processuais realizar-se-ão ordinariamente na sede do juízo, isto é, no edifício do fórum ou do tribunal competente para a causa.

Qual é o idioma do ato processual?

a) idioma: os atos processuais devem ser efetuados em língua portuguesa; b) escrito: os atos processuais devem ser exteriorizados de forma escrita; c) publicidade: serão públicos todos os atos processuais, na forma estabelecida no art.

Quanto aos prazos processuais é correto afirmar?

3- A respeito dos prazos processuais, é correto afirmar que a) inexistindo preceito legal ou determinação judicial, será de 3 dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.

Quanto aos prazos processuais é correto afirmar que?

Quanto aos prazos, é correto afirmar: a) Quando a lei for omissa, o juiz determinará os prazos em consideração à complexidade do ato; se inexistir preceito legal ou prazo determinado pelo juiz, será de cinco dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.