:

O que é ligamento Coracoacromial?

O que é ligamento Coracoacromial?

O ligamento coracoacromial está na região da articulação acromioclavicular, porém não atravessa a articulação. Ele protege estruturas subjacentes no ombro, podendo limitar o excessivo movimento superior da cabeça do úmero.

Qual a função do lábio glenoidal?

De volta para a articulação glenoumeral, entre as estruturas que formam as articulações do ombro, o chamado lábio glenoidal é uma estrutura fibrosa que reveste o perímetro da cavidade glenóide. Como principal função, ele aprofunda a articulação, criando como consequência à maior estabilidade do sistema.

Onde fica a articulação glenoumeral?

A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.

Quais os principais ossos do complexo do ombro?

2.1 OSSOS DO COMPLEXO ARTICULAR DO OMBRO Os ossos que compõem o complexo articular do ombro são: úmero, escápula, clavícula e esterno. O úmero e a escápula formam a articulação glenoumeral.

Quais são os ligamentos Glenoumerais?

Ao todo são quatro ligamentos que atuam nessa região:
  • Ligamento esternoclavicular anterior;
  • Ligamento esternoclavicular posterior;
  • Ligamento interclavicular;
  • Ligamento costoclavicular.

Qual a função da articulação Glenoumeral?

A articulação glenoumeral é uma das articulações associadas à cintura escapular que permite uma ampla gama de movimentos do membro superior. Para completar, as outras articulações são as articulações esternoclaviculares, acromioclaviculares e escapulotorácicas.

O que é a cavidade glenoidal?

A cavidade glenoidal ou glenóide é uma cavidade articular pouco profunda, localizada numa das extremidades da escápula, que permite movimentos amplos. Articula a escápula ao úmero.

Quais são os eixos da articulação Glenoumeral?

A articulação glenoumeral é formada pela cabeça do úmero e a cavidade glenóide, é uma articulação sinovial tipo esferóide (bola e soqueta), possui quatro liberdade de movimento e pouca estabilidade óssea, sua estabilização é dependente de ações musculares.

Qual a classificação funcional da articulação Glenoumeral?

23. 23 Articulação Glenoumeral Classificação: Diartrose (sinovial) Tipo: esferóide Articulação Glenoumeral Elementos de reforço e estabilização: cápsula articular fibrosa Lábio glenoidal lig.

Quais são os ossos do ombro?

A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano, pois é a articulação que permite o maior grau de liberdade de movimentos. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula (ou omoplata), a clavícula e o úmero (osso do braço).

Quais são os principais estabilizadores dinâmicos do complexo do ombro?

Os estabilizadores dinâmicos são: músculos do manguito rotador e escapuloumerais. O balanço entre eles é responsável pela estabilidade da articulação do ombro(3, 4, 5). Para estudo dessas estruturas, a artrografia é o melhor método.

Quais os ligamentos da articulação acromioclavicular?

A articulação esternoclavicular apresenta uma cápsula bastante forte, sendo formada por três ligamentos, o ligamento esternoclavicular, costoclavicular e interclavicular.

Quais os ligamentos dos ombros?

Os 3 principais ligamentos são: Acrômio-clavicular, que impede a luxação da clavícula; Gleno-umerais que se dividem em superior, médio e inferior, impedindo a deslocação do ombro; Esterno-clavicular, unindo a clavicula a zona do torax.

Quais são os movimentos da articulação Glenoumeral?

Glenoumeral. A glenoumeral é uma articulação que está associada à cintura escapular. Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.

Qual a parte da cabeça Umeral que se articula com a cavidade Glenoide?

Anatomia do úmero Na sua parte proximal, há a cabeça do úmero, que se articula com a cavidade glenoidal. O colo anatômico do osso, formado pelo sulco que divide a cabeça em tubérculos maior e menor e o colo cirúrgico, que corresponde à parte estreita distal da cabeça, local frequente de fraturas.