:

O que é a norma NBR 6122?

O que é a norma NBR 6122?

A NBR 6122 faz parte do conjunto de normas reguladoras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e tem o mesmo objetivo que todas as outras normas: padronizar um aspecto da construção civil. Lembrando que NBRs são diferentes de NRs. Cada uma tem seu papel na construção civil.

O que mudou na NBR 6122?

A nova revisão da norma contempla significativas mudanças e complementações, as principais alterações estão nos seguintes tópicos: análise de interação fundação-estrutura; cálculo de fundações profundas através de métodos estáticos; simplificação do texto para bloco de concreto; excentricidades de estacas isoladas e ...

O que define segundo a NBR 6122 2019 uma fundação profunda?

3.8 Fundação profunda Elemento de fundação que transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, e que está assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3 m, sal- vo justificativa.

Qual a norma de fundações?

A NBR 6122/2019 trata-se de uma norma regulamentadora de projetos e execução de fundações de qualquer tipo de estrutura especificada como convencional na Engenharia Civil. Esta norma foi criada em 1986, passando por modificações no ano de 2010 e recentemente foi publicada sua mais nova revisão em 2019.

Quais os coeficientes de segurança mínimos exigidos pela NBR 6122 para fundações?

NBR 6122:2019 – O fator de segurança global a ser utilizado para a determinação da carga admissível é 2,0. Para se chegar à força resistente de cálculo o ponderador deve ser 1,4. 6.2.1.2.2 Resistência determinada por provas de carga estáticas executadas na fase de elaboração ou adequação do projeto.

O que é o atrito negativo?

O atrito negativo é um esforço transferido à estaca nos trechos em que o recalque do maciço de solo que a envolve é maior que o recalque da estaca.

Quais os cuidados que preciso ter para garantir a qualidade de execução de uma fundação superficial?

Outros cuidados que se deve ter é garantir o traço e cura correta do concreto e, sobretudo, o contato entre o solo e a armadura. O contato direto pode acarretar na corrosão do metal (recomenda-se a execução de um “colchão” de concreto ou brita na área onde será assentada a sapata).

Quais os procedimentos para a execução de uma fundação profunda?

Tipo de fundação profunda executada através de injeção sob pressão de produto aglutinante, normalmente calda de cimento ou argamassa de cimento e areia, com o objetivo de garantir a integridade do fuste ou aumentar a resistência por atrito lateral, de ponta, ou de ambas.

O que determina o tipo de fundação?

Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação:
  1. Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.
  2. Natureza e características do subsolo no local da obra.
  3. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
  4. Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.

Quais são os parâmetros geotécnicos que devem ser analisados para o dimensionamento geotécnico de fundações pelo método empírico?

Os requisitos básicos para o dimensionamento de fundações são: deformações aceitáveis sob as condições de trabalho, segurança quanto ao colapso do solo (estabilidade externa) e segurança quanto ao colapso dos elementos estruturais (estabilidade interna) (VELLOSO e LOPES, 2010).

O que é atrito lateral negativo?

O atrito negativo é um esforço transferido à estaca nos trechos em que o recalque do maciço de solo que a envolve é maior que o recalque da estaca. ... Os valores de recalques medidos nestes depósitos têm se revelado muito elevados.

Como calcular atrito negativo?

Segundo a norma 6122 a carga total ou de ruptura deverá ser igual a duas vezes a carga admissível mais uma vez e meia a carga de atrito negativo. Para este exemplo, então, deveremos multiplicar o atrito negativo por 1,5 e somar o dobro da carga admissível para encontrarmos a carga total ou de ruptura.

Como executar fundações?

Como fazer a fundação da casa: Passo a Passo
  1. Passo: Prepare a área. Deixe o terreno limpo e preparado para a chegada dos materiais, máquinas e mão de obra.
  2. Passo: Gabarito e Marcação. ...
  3. Passo: Iniciar a escavação. ...
  4. Passo: Baldrames e armaduras. ...
  5. Passo: Colocação de britas. ...
  6. Passo: Retoques finais.

Quais são as fundações rasas?

Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.

Quais são as fundações profundas?

Fundações profundas são aquelas em que a carga proveniente da superestrutura é transmitida para a fundação por meio da resistência de ponta (base), pela resistência de fuste (lateral) ou por ambas. ... As fundações profundas se dividem em estacas, tubulões e caixões.

Quais são as fundações profundas que podem ser utilizadas abaixo do lençol?

  • Tubulão a céu aberto.
  • Estaca broca.
  • Estaca a trado mecânico ou rotativo.
  • Estaca hélice contínua.
  • Estacas pré-moldadas.

Qual o tipo de fundação usar?

As fundações devem ser feitas de acordo com os tipos de cargas (positiva e negativa, horizontal e vertical) que nela são aplicadas, com o tipo de solo e equipamentos disponíveis. Existem duas categorias de fundações: as rasas e as profundas.

Quais os principais critérios para escolha do tipo de fundação?

Basicamente, os critérios para escolha das fundações são três: o técnico, o econômico e o de mercado. O critério técnico para a escolha das fundações deve garantir a segurança à ruptura e os recalques aceitáveis para a estrutura, além de evitar danos às edificações vizinhas.