O que é um fitoterápico?
O que é um fitoterápico?
De acordo com a Anvisa, o medicamento fitoterápico é um remédio produzido a partir de vegetais ou plantas medicinais com alguma ação terapêutica. Eles também são caracterizados por dispor de um conjunto de princípios ativos que são conseguidos a partir de partes de plantas, como raízes, folhas e sementes.
Para que serve o medicamento fitoterápico?
fitoterapia é relativo a utilização de plantas para o tratamento de doenças. Todo produto farmacêutico, seja extrato, tintura, pomada, ou cápsula, que utiliza como matéria-prima qualquer parte de uma planta com conhecido efeito farmacológico, pode ser considerado um medicamento fitoterápico.
Quais são os produtos fitoterápicos?
Os medicamentos fitoterápicos são definidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como aqueles que são obtidos a partir de derivados vegetais e que os riscos, os mecanismos de ação e onde agem no nosso corpo são conhecidos. Esses medicamentos são feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal.
Quais são os produtos fitoterápicos que se pode empregar na fitoterapia?
Dentre as plantas com maior número de registros de uso como fitoterápicos, podemos destacar o ginkgo, a castanha-da-índia, a alcachofra, a soja e o ginseng.
Quem pode produzir fitoterápicos?
Apenas indústrias farmacêuticas certificadas pela ANVISA, através do disposto na RDC 17/2010 (Bra- sil, 2010d), podem registrar e produzir medicamen- tos fitoterápicos.
Quais os chás liberados pela Anvisa?
Dentre as aprovadas estão Achillea millefolium (erva-dos-carpinteiros), Matricaria chamomilla (camomilla) e Mentha pulegium (puejo ou hortelâzinho), que são apenas alguns exemplos.
O que são fitoterápicos e como podemos Utilizá-los?
Os fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais. Eles possuem sua eficácia e os riscos advindos do seu uso bem conhecidos. Os medicamentos fitoterápicos são amplamente utilizados em diversas partes do mundo para a prevenção e cura de diversas enfermidades.
O que é fitoterapia Anvisa?
São considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que inclui na sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais.
Qual é a importância de não associar fitoterápicos com medicamentos?
Entretanto, podemos dizer que um dos maiores problemas do uso indiscriminado de fitoterápicos é que as substâncias presentes em algumas plantas podem interagir de forma negativa com certos medicamentos empregados no tratamento de doenças como, por exemplo, diabetes e hipertensão.