:

Como é feita a pulsão da tireoide?

Como é feita a pulsão da tireoide?

“A punção é feita de forma segura, com o auxílio de uma aparelho que ultrassom. Assim, o Médico Ultrassonografista vê exatamente onde o nódulo está, insere uma agulha fina e retira uma amostra de tecido para análise” – Dra Fernanda Augustini Rigon, Médica Endocrinologista – (CRM/SC 18151).

Quando é necessário fazer punção na tireoide?

O médico solicita uma Punção Aspirativa com Agulha Fina quando o exame de ultrassom mostra:
  • Nódulo na tireoide com mais de 0,5 cm e menos de 1 cm havendo suspeita de que possa ser maligno;
  • Todos os nódulos com mais de 1 cm, sendo hipoecoico, complexo ou espongiforme;

Como é feita a pulsão?

Trata-se de um “tipo de punção na qual uma agulha fina é introduzida na mama, sob anestesia local, e feita através da visualização pelo ultrassom. Assim, o médico identifica o nódulo no ultrassom e então realiza o procedimento”, explica o médico.

Quando fazer biópsia nódulo tireoide?

O diagnóstico conclusivo do câncer de tireoide só pode ser realizado por uma biópsia, que é o procedimento no qual o médico remove uma amostra de tecido para análise. A maneira mais simples de descobrir se um nódulo de tireoide é maligno é a aspiração com agulha fina do nódulo tireoidiano.

O que é nódulo Cistico na tireoide?

O cisto na tireoide representa nódulos preenchidos por líquido e são achados bastante comuns na glândula. Eles podem ser pequenos (menores que 1 cm) ou bem grandes e, às vezes, aparecem de maneira súbita. Um cisto, por definição, contém apenas líquido.