:

O que diz a lei de nº 11769 sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 18 de agosto de 2008?

O que diz a lei de nº 11769 sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 18 de agosto de 2008?

L11769. LEI Nº 11.769, DE 18 DE AGOSTO DE 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

O que a LDB fala sobre o ensino de música?

11.769/2008 foi incorporada na LDB n. 9.394/96, alterando o artigo 26 da seguinte forma: “§ 6º A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2º deste artigo” (LDB n. 9.394/96) para determinar a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

Quando foi implantada o ensino da música nas escolas?

Em 1932, o presidente Getúlio Vargas tornou obrigatório o ensino de canto nas escolas e criou o curso de pedagogia de música e canto.

Como deveria ser o ensino musical nas escolas públicas?

No que diz respeito às escolas o CNE recomenda a criação ou adequação de tempos e espaços para o ensino de Música, sem prejuízo das outras linguagens artísticas; organização dos seus quadros profissionais com professores licenciados em Música, incorporando a contribuição dos mestres de saberes musicais e outros ...

O que diz a LDB sobre o ensino da arte?

Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica. ... A legislação já prevê que o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, seja componente curricular obrigatório na educação básica, “de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.

Por que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 só a música estava contemplada como obrigatória?

Ao tomar contato com essas diferenças, o aluno flexibiliza suas percepções visuais e quebra preconceitos. ÉPOCA Por que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 só a música estava contemplada como obrigatória? ... A prática era muito bem aceita porque exigia disciplina dos estudantes.

Quando começou o ensino de música em escolas no Brasil?

Em 1854 instituiu-se oficialmente o ensino da música nas escolas públicas brasileiras, o qual deveria abranger dois níveis: “noções de música” e “exercícios de canto”, porém nada, além disso, foi explicado no texto da lei vigente.

Quais os principais desafios para trabalhar com a música no ambiente escolar?

“Há disponibilidade reduzida ou até mesmo a ausência de material adequado para o desenvolvimento de atividades de educação musical; e falta apoio por parte de dirigentes para que os professores possam desenvolver as atividades”, complementa o coordenador dos Programas Educacionais da Fundação Osesp – Orquestra ...

O que é o ensino de música nas escolas brasileiras?

O ensino de música nas escolas brasileiras é uma política pública regulamentada por lei, embora ainda não tenha “pegado” de todo. ... A lei 13.278 substituiu a anterior, 11.769/2008, que mencionava exclusivamente a música. Hoje, além dela, teatro, dança e artes visuais também são matérias obrigatórias.

Que lei obriga o ensino de música?

Lei 11.769 determina a obrigatoriedade da música na escola O presidente Lula sancionou no dia 18 de agosto de 2008, a Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. A aprovação da Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a área de educação musical no País.

Quando a arte foi reconhecida como disciplina?

O ensino de Arte foi incluído no currículo escolar pela LDB de 1971, com o nome de Educação Artística, ainda como “atividade educativa” e não como disciplina. ... A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.

O que diz na LDB 5.692 71 sobre o ensino de arte?

Nessa Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, o ensino de Arte, cunhado sob a nomenclatura de Educação Artística, passa a fazer parte dos currículos escolares como atividade educativa. Ressalta-se um ensino tecnicista, uma atividade que deveria fazer parte dos currículos escolares, no entanto, sem perdas para o aluno.

Como devemos usar música na escola?

Há várias formas de se trabalhar a música na escola, por exemplo, de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos, como sugere Sonia Albano, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM).

O que dificulta o trabalho musical no contexto educacional?

O ambiente físico-arquitetônico escolar com relação ao isolamento acústico em geral não é adequado para as aulas de música. Conforme existir a disponibilidade, há que se providenciar alguma sala de aula específica para a Educação Musical nas escolas e realizar o isolamento acústico.

Como é o ensino de música nas escolas?

O ensino de música nas escolas brasileiras é uma política pública regulamentada por lei, embora ainda não tenha “pegado” de todo. ... A lei 13.278 substituiu a anterior, 11.769/2008, que mencionava exclusivamente a música. Hoje, além dela, teatro, dança e artes visuais também são matérias obrigatórias.

Qual é a importância da música na escola?

A música é importante para a integração das crianças na vida escolar e pode-se afirmar que a música na escola estimula o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da respiração, da autoestima e do próprio desenvolvimento cognitivo da criança.

O que fala a LDB sobre o ensino da arte?

Do ponto de vista legal, a LDB 9394/96 já indicava a obrigatoriedade do ensino de arte como componente obrigatório, como uma forma de promover o desenvolvimento cultural. Em 2008, a lei 11.769 inclui o parágrafo 6 na LDB em que a música se fazia um conteúdo obrigatório, porém não exclusivo.

Qual o principal objetivo da lei 5.692 71?

A Lei 5.692 mudou a organização do ensino no Brasil. ... Numa alteração radical, o 2º grau passou a ter como principal objetivo a profissionalização. Em curto e médio prazos, todas as escolas públicas e privadas desse nível deveriam tornar-se profissionalizantes.

Qual a função do currículo na lei 5.692 71?

Na 5692/71 há a idéia das grandes linhas centradas em conteúdos, com áreas definidas na parte comum: a determinação curricular é feita por conteúdos, e estes, dispostos por camadas sucessivas que compõem a parte comum e a diversificada.