O que é o carma no espiritismo?
O que é o carma no espiritismo?
Karma – É o peso do destino que as pessoas carregam. No espiritismo, se refere à Lei de Causa e Efeito, cada ação no plano espiritual ou físico causará uma reação. Livre Arbítrio – É o direito que as pessoas têm de fazer suas próprias escolhas. Destino – É o fado que o espírito decide carregar em sua reencarnação.
Em que consiste a lei do carma no espiritismo kardecista?
A Lei do Carma é muito utilizada pelo hinduísmo e budismo e designada para explicar que todo efeito tem uma causa correspondente, ou seja, toda atitude praticada, seja ela benevolente ou não, terá uma consequência. Carma é um termo, portanto, que precedeu a Doutrina Espírita, codificada em 1857 por Allan Kardec.
O que é carma de vidas passadas?
Um dos conceitos mais importantes desse campo é o de carma de vidas passadas. A palavra “carma” significa ação e está relacionada à repetição de construções inconscientes adquiridas em vidas passadas e repetidas como plano de fundo da vida.
O que é o carma de uma pessoa?
Carma ou karma, em sânscrito, é a força moral de nossas intenções, pensamentos e comportamentos. A palavra significa ação e reação. ... Geralmente, quando as pessoas dizem “é seu carma”, na maioria das vezes, a frase é acompanhada de uma interpretação negativa. Tipo “aahhh, isso é seu carma, não tem jeito”.
Por que sofremos de acordo com o espiritismo?
Por isso, a doutrina dos espíritos codificada por Kardec dá a ela muita importância em toda a sua vasta literatura e pregações. Temos que ter em mente que se sofremos, é porque fizemos alguém sofrer. ... Quem as paga é o espírito que só sai do corpo que morre, continuando, pois, a viver, já que é imortal.
O quê o Espiritismo fala sobre relacionamentos?
Portanto, segundo a visão espírita, traduzida pelas palavras de Emanuel (espírito) no livro Vida e Sexo o namoro se traduz por um suave encantamento, onde dois serem descobrem um no outro de maneira imprevista, motivos para a entrega recíproca, numa relação saudável.
O quê o Espiritismo fala sobre o destino?
Para a Doutrina Espírita não há destino, não há predestinação, não há sorte ou azar. O futuro é construído todos os dias. Através de pensamentos e ações, o espírito e seu grupo cultural escolhem e determinam seus caminhos, exercitando uma característica indissociável do ser inteligente: o livre-arbítrio.
O que é a lei do carma?
O que é Karma: A lei do Karma é aquela lei que ajusta o efeito a sua causa, ou seja, todo o bem ou mal que tenhamos feito numa vida virá trazer-nos consequências boas ou más para esta vida ou próximas existências. ... Em sânscrito, karma significa "ato deliberado".
O que acontece quando acaba o carma?
O karma familiar Esse tipo de karma traz uma carga de crenças, emoções e comportamentos que são passadas de pais para filhos e só tem fim quando alguém quebra o vínculo com essa carga – ao invés de absorvê-la, permite que seja liberada.
Como saber se vc tem um carma?
A lei do Karma é a lei de causa e efeito, ação e reação. É uma lei educadora e não punitiva. Segundo a tradição do Yoga, nossa consciência individual move-se por muitas vidas. Nossas impressões de vidas passadas determinam o nosso temperamento, a situação e o país em que nascemos, a maneira de nossos pais nos tratarem.
O que gera carma?
Famílias com conflitos, desentendimentos constantes ou guerras emocionais exemplificam o carma familiar. Aqui, há um padrão de acontecimentos que passam de uma geração para outra e, assim, é absorvido por outros membros da família.
O que é sofrimento para o Espiritismo?
Em O Evangelho Segundo o Espiritismo aprendemos que os sofrimentos devidos a causas anteriores à existência presente, como os que se originam de culpas atuais, são muitas vezes a conseqüência da falta cometida, isto é, o homem, pela ação de uma rigorosa justiça distributiva, sofre o que fez sofrer aos outros.
O quê o espiritismo diz sobre a amante?
O adultério é visto no espiritismo como transgressão ao sentimento e a lei de amor”. A diferença entre traição e adultério, é que na traição há uma quebra de confia seja no casamento ou no relacionamento sem compromisso e no adultério existe o ato sexual.
O que é alma gêmea Segundo o espiritismo?
A Doutrina Espírita trata do assunto “almas gêmeas”, a designação de “metades eternas”, nas questões 2 de O Livro dos Espíritos. Nas questões supracitadas, os Espíritos Superiores respondem que não existe ligação particular e fatal entre duas almas ou dois Espíritos ou almas. Ou seja, não existem almas gêmeas.
Como transcender o carma?
Focalizar a consciência no nível da alma, no nível intuitivo, ou além, é a forma de não engendrar carma com a oração, de não se prender a circuitos de débitos ou retribuições. Uma energia divina, que podemos chamar de misericórdia, eleva o ser humano a níveis que são inacessíveis nos processos normais da lei do carma.
Como terminar um karma?
Existem várias formas de superar e libertar um karma em nossas vidas, mas a mais importante é fazer escolhas e agir da forma mais consciente possível, buscando sempre o caminho mais benéfico para a situação e todos os envolvidos.
Como se livrar de um carma ruim?
Uma boa maneira de limpar o carma é ficar em silêncio, aprender a não dizer coisas que plantam sementes que então florescerão no mau carma. Todos somos diferentes. É fácil julgar os outros, mas nem todos nós nos colocamos no lugar do outro para conhecer a situação. Tente entender os outros.