Como é feito o Olubajé?
Como é feito o Olubajé?
O Olubajé é uma festa dedicada a Omolú, Olú, Obá, Ajé, significa, Olú é senhor, Obá é rei, Jé é comer, então: O rei senhor que come, então, uma festa dedicada a Omolú, um banquete dedicado a Omolú e tem uma sequência que deve ser seguida nesse candomblé.
O que é servido no Olubajé?
O Olubajé é a festa anual em homenagem a Obaluaiê, onde as comidas são servidas na folha de mamona. ... Olubajé é ritual especifico para o orixá Obaluaiê, indispensável nos terreiros de candomblé, no sentido de prolongar a vida e trazer saúde a todos os filhos e participantes do axé.
O que quer dizer Obaluaê?
Obaluaê, ou Omolu, é o orixá da cura e da doença. Deus da varíola e das pragas, Obaluaê é relacionado com todo tipo de doença física e com as suas respectivas curas. Esse orixá está intrinsecamente relacionado com a terra quente, seca e rígida, ao contrário da sua mãe Nanã que está ligada à terra molhada, a lama.
O que pedir para Obaluae?
Prece ao Orixá Obaluayê Vós é médico dos corpos terrenos e almas eternas. Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam! Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos. Concede-nos corpos sadios e almas serenas.
Quando é feito o Olubajé?
Dia 08 de agosto, às 19h, será realizado o “Olubajé: o banquete sagrado dos orixás“. É também dedicado ao orixá Obaluaiê, o senhor da Terra. ... A cerimônia é indispensável nos terreiros de candomblé, prolongando a vida, e trazendo saúde a todos os filhos e participantes do axé.
Como surgiu o Olubajé?
Olubajé é uma palavra de origem Iorubana e significa Olú : Aquele Que; Ba : Aceita; Je : Comer. ... Olubajé Diz uma lenda que Xangô, um Rei muito vaidoso, deu uma grande festa em seu palácio e convidou todos os Orixás, menos Obaluaiyê, pois as suas características de pobre e de doente assustavam o rei do trovão.
O que é ser filho de Obaluaê?
Os filhos de Obaluaê são, por natureza, introspectivos, pensativos, simples, modestos e calados. Por isso, ter amigos ao seu lado é extremamente importante para que ele consiga se realizar, comunicar, tornar-se uma pessoa produtiva e ativa. Caso contrário entrega-se à letargia e à solidão.
Qual a diferença do orixá Obaluaê e Omulu?
Obaluayê é o Rei e Senhor do elemento terra, da matéria ou do mundo material. É conhecido como o Rei das Almas do Ayê, o Senhor das Almas. Enquanto Omulu estanca, estabiliza, paralisa energias, Obaluayê é expansivo, irradiador, transmutador. A morte física, comumente ligada a Omulu é um bom exemplo.
Que vela acender para Obaluaê?
Obaluaê é o orixá da transformação, por isso se usa velas brancas e pretas, como sinal de transformação, passagem, mudança.
O que é o Sabeje?
O sabejé reúne cortejos aonde pessoas devidamente vestidas à baiana, com roupas elaboradas com rendas e bordados num alvíssimo branco, portam tabuleiro com os objetos sagrados de Omolu, amplos cestos com muito doboru – pipoca – que são oferecidos ao público, que deve retribuir com quantias livres.
Quem era Oxumaré?
Oxumarê era a divindade do arco-íris. Ele era filho da velha Nanã, senhora dos pântanos. Dono de uma beleza extraordinária, Oxumarê tinha muitos poderes e transformou-se num grande babalaô que curava as pessoas.
Como saber se sou filho de Obaluaê?
Os filhos de Obaluaê são, por natureza, introspectivos, pensativos, simples, modestos e calados. Por isso, ter amigos ao seu lado é extremamente importante para que ele consiga se realizar, comunicar, tornar-se uma pessoa produtiva e ativa.
Quem é o Orixa omulu?
Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.
Quem é a esposa de Omulu?
Euá era uma caçadora de grande beleza, que cegava com veneno quem se atrevesse a olhar para ela. Euá casou-se com Omulú, que logo demonstrou ser marido ciumento.