:

O que é artrite na mandíbula?

O que é artrite na mandíbula?

Caracteriza-se por abertura de boca limitada, dor unilateral durante os movimentos mandibulares, sensibilidade articular e crepitação. Quando está associada à síndrome de dor miofascial, os sintomas aumentam e diminuem. , geralmente mostram achatamento, ondulação, esporão ou erosão condilar.

O que é artrose na mandíbula?

A osteoartrite na mandíbula faz parte de um grupo maior de problemas articulares, musculares e esqueletais que incidem sobre as articulações temporomandibulares. Eles podem ser diagnosticados com base em exames como radiografias, tomografias, cintilografias e ressonâncias magnéticas.

Como tratar a dor na mandíbula?

Os tratamentos mais recomendados para amenizar as dores e sintomas da DTM são a placa de mordida (iguais às usadas em tratamento de bruxismo), fisioterapia e fonoaudiologia e medicamentos, quando necessário, como analgésicos e relaxantes musculares.

O que pode ser pressão na mandíbula?

Bruxismo O bruxismo é outra situação frequentemente associada com a dor na mandíbula, já que o ato de ranger e apertar os dentes, de forma inconsciente, pode resultar no aumento da pressão na mandíbula e contração dos músculos da região, resultando em dor.

Como tratar artrose na mandíbula?

Medicamentos: na fase aguda, os anti-inflamatórios não esteroides (diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno, etc.) estão indicados por 7 a 10 dias, em pessoas com função renal preservada. Nessa fase, relaxantes musculares podem ajudar, mas não são úteis nos distúrbios crônicos.

O que é transtorno na ATM?

Problemas crônicos na ATM costumam ser classificados como Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), também chamada de dor orofacial. Aqui, estão incluídos sintomas como mandíbula estalando, dores de cabeça frequentes e até mesmo dificuldades para abrir e fechar a boca.

Qual exame detecta DTM?

A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1). É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes(1).

Como diagnosticar disfunção temporomandibular?

Disfunção temporomandibular
  1. Som de cliques ou estalos ao abrir e fechar a boca;
  2. Dificuldade para abrir a boca;
  3. Edema facial;
  4. Enxaquecas fortes e recorrentes;
  5. Dores intensas próximo aos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular.