:

Como ocorre a doença enxerto versus hospedeiro?

Como ocorre a doença enxerto versus hospedeiro?

A doença do enxerto versus hospedeiro (DEVH) é decorrente de uma reação imunológica das células T imunocompetentes do doador contra antígenos específicos do receptor que pode ocorrer após transplantes alogênicos¹.

Qual a principal célula implicada na doença enxerto versus hospedeiro?

Células T derivadas do doador são as principais responsáveis pela patogêneses da doença.

O que é GVHD intestinal?

GvHD é uma imagem espelhada de rejeição de órgãos, em que células imunes no transplante atacam seu novo hospedeiro, o paciente.

O que é o Dech?

O que é Doença do Enxerto Contra Hospedeiro ( DECH )? Esta reação é conhecida como doença enxerto-contra-hospedeiro, que pode se manifestar de forma aguda ou crônica. A forma aguda costuma acorrer nos primeiros sessenta dias e pode comprometer a pele, fígado ou trato gastrointestinal.

Qual a principal célula implicada na doença enxerto versus hospedeiro e quais os critérios diagnósticos do comprometimento agudo da pele?

A doença enxerto contra hospedeiro aguda (A-GVHD) é síndrome sistêmica que acomete pacientes transplantados de medula óssea que recebem linfócitos imuno-competentes.

O que é doença veno oclusiva?

(Doença veno-oclusiva) A síndrome de obstrução sinusoidal hepática é causada por lesão endotelial, levando à oclusão não trombótica das vênulas hepáticas terminais e dos sinusoides hepáticos, em vez de afetar as veias hepáticas ou a veia cava inferior (como ocorre na síndrome de Budd-Chiari.

Quais as células são ativadas na reação enxerto versus hospedeiro?

– O hospedeiro deve ser incapaz de efetuar uma reação imunológica efetiva contra o enxerto. Os principais efetores são células T do doador, que são ativadas na presença de moléculas estimuladas por citocinas pró-inflamatórias.

O que é um transplante alogênico?

No transplante alogênico, as células-tronco hematopoiéticas vêm de um doador, idealmente um irmão ou irmã com uma composição genética semelhante. Se o paciente não tem um doador aparentado compatível, medula óssea de uma pessoa não aparentada e com uma composição genética semelhante pode ser usada.

Como tratar GVHD de pele?

A terapia Immunosuppressive é usada para tratar GVHD agudo. Estas drogas opor os ataques pelas T-pilhas do enxerto, que vêem as pilhas de anfitrião como estrangeiras. O paciente pode precisar de tomar corticosteroide, tais como o prednisolone.

Quais são os tratamentos terapias utilizados as para impedir o GVHD?

Outros tratamentos para evitar tanto a A-GVHD aguda quanto a crônica estão sendo testados. Exemplos incluem rapamicina, micofenolato mofetil, trimetrexato, fludarabina, e radiação UV. O grau de DECH aguda correlaciona bem com o desfecho, bem como a resposta ao tratamento.

Quais são os tipos de transplante de medula óssea?

Existem dois tipos principais de transplante de medula: autólogo e alogênico.

O que é VOD doença?

Os vasos sanguíneos do fígado podem ser parcialmente obstruídos após o transplante. Esse sério efeito colateral é chamado de doença venoclusiva (VOD) hepática.

O que é alogênico?

Que tipos de transplante existem Transplante alogênico é aquele no qual as células precursoras da medula provêm de outro indivíduo (doador), de acordo com o nível de compatibilidade do material sanguíneo.

O que é transplante Heterologo?

Já o transplante heteroplásico é um tipo de transplante que transfere órgãos, tecidos ou células de um indivíduo para outro indivíduo diferente. No transplante heterólogo, órgãos e tecidos são transplantados de um organismo para outro de espécie diferente.

Quando deve ser feito o transplante de medula óssea?

O transplante de medula ósseo normalmente é indicado para tratar:
  • Câncer da medula, como leucemia, linfoma ou mieloma múltiplo;
  • Alguns tipos de anemia, como anemia aplástica, falciforme ou talassemia;
  • Lesões na medula devido a tratamentos agressivos, como quimioterapia;
  • Neutropenia congênita.

O que é VOD transplante?

Os vasos sanguíneos do fígado podem ser parcialmente obstruídos após o transplante. Esse sério efeito colateral é chamado de doença venoclusiva (VOD) hepática.

O que é VOD fígado?

O VOD hepático é uma condição na qual algumas das veias do fígado ficam bloqueadas, provocando inchaço e uma diminuição do fluxo de sangue no interior do fígado, o que pode levar a danos no fígado. Na forma mais grave de VOD hepático, o paciente pode também desenvolver falha dos rins e pulmões.