:

Quais os sintomas de trombofilia na gravidez?

Quais os sintomas de trombofilia na gravidez?

A maioria dos casos de trombofilia na gravidez não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto algumas mulheres podem apresentar:
  • Inchaço que acontece de uma hora para outra;
  • Alterações a pele;
  • Alterações no crescimento do bebê;
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar, o que pode indicar embolia pulmonar;

O que é uma gravidez com trombofilia?

A trombofilia é uma predisposição para desenvolver doenças tromboembólicas. Ou seja, aquelas em que há a formação de coágulos (trombos) na circulação sanguínea arterial ou venosa.

O que a trombofilia pode causar na gravidez?

Corival Castro – As Trombofilias estão associadas à uma maior morbimortalidade materno-fetal. Podem causar abortamentos de repetição, insuficiência placentária levando ao crescimento fetal retardado, sofrimento e óbito fetal, doença hipertensiva da gravidez e aumento do risco de tromboembolismo materno, dentre outras.

Quais os exames que detectam trombofilia na gestação?

A trombofilia é diagnosticada por meio de exame de sangue, que procura as mutações genéticas relacionadas à coagulação sanguínea....Nesse sentido, os exames solicitados são:
  • Fator V Leiden;
  • Proteína C;
  • Proteína S;
  • Anticoagulante lúpico;
  • VDRL;
  • Anticorpos anticardiolipina.

Quando investigar trombofilia na gestacao?

A investigação. Segundo as diretrizes, somente mulheres com histórico familiar de trombofilia descoberta na gestação ou doenças tromboembólicas, como o tromboembolismo e a trombose venosa profunda devem fazer a pesquisa. A partir de três abortos espontâneos, o exame também pode ser solicitado.

Quem tem trombofilia pode abortar?

Pode ser adquirida ou hereditária. Ser portador não significa estar doente e tão pouco que irá sofrer abortos, apesar de que padecer de trombofilia pode em alguns casos levar episódios de abortos de repetição e complicações durante a gravidez.

Por que trombofilia causa aborto?

Uma das causas que podem provocar os abortos de repetição é a trombofilia, uma condição variada de disfunções que desencadeia o aumento da coagulação sanguínea, podendo diminuir o fluxo nos vasos sanguíneos.

Pode fazer exame de trombofilia na gravidez?

Segundo as diretrizes, somente mulheres com histórico familiar de trombofilia descoberta na gestação ou doenças tromboembólicas, como o tromboembolismo e a trombose venosa profunda devem fazer a pesquisa. A partir de três abortos espontâneos, o exame também pode ser solicitado.

Quando suspeitar de trombofilia?

A trombofilia é uma condição em que pessoa tem maior facilidade para formar coágulos de sangue, aumentando o risco de problemas graves como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar, por exemplo. Assim, pessoas com esta condição normalmente apresentam inchaço no corpo, inflamação das pernas ou sensação de falta de ar.

Qual o nome do exame para saber se tem trombofilia?

Os kits da XGEN Fatores de Coagulação Relacionados às Trombofilias apresentam rapidez e sensibilidade para o diagnóstico e permitem identificar diversos fatores de coagulação relacionados à trombose através da metodologia de PCR em Tempo Real.

Quais os tipos de trombofilia?

O tipo mais comum de trombofilia hereditária é a mutação do fator V Leiden (F5), responsável por até 50% das síndromes de trombofilia herdadas....As mutações mais comuns são as seguintes:
  • Mutação Fator V Leiden – F5 (R506Q)
  • Mutação do gene da Protrombina – F2 (G20210A)
  • Mutações do gene MTHFR (677C>T e 1298A>C)

O que a trombofilia pode causar?

Além da trombose venosa profunda e das complicações na gestação, a trombofilia pode levar a outras intercorrências graves, como: embolia pulmonar — marcada por dificuldades na respiração e falta de ar intensa; e acidente vascular cerebral (AVC), que pode ocasionar a perda brusca de movimentos, assim como alterações na ...

Qual o tipo de trombofilia mais grave?

A deficiência de antitrombina é um tipo bastante grave de trombofilia. O risco de ter um coágulo de sangue varia entre as famílias, mas pode ser aumentado em 25 a 50 vezes o risco normal.

Quando investigar trombofilia na gestação?

A investigação. Segundo as diretrizes, somente mulheres com histórico familiar de trombofilia descoberta na gestação ou doenças tromboembólicas, como o tromboembolismo e a trombose venosa profunda devem fazer a pesquisa. A partir de três abortos espontâneos, o exame também pode ser solicitado.

Como descobrir se estou com trombose?

A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:
  1. Dor no local;
  2. Inchaço de somente uma das pernas, por vezes mais de 3 cm;
  3. Vermelhidão da perna afetada;
  4. Veias dilatadas na perna;
  5. Aumento da temperatura local;
  6. Dor ao toque;
  7. Enrijecimento da pele.

Quando fazer exame de trombofilia?

Uma a cada 10 mulheres apresentam mutações genéticas relacionadas à trombofilia. Por isso, é importante solicitar ao médico que realize exames para investigar se existe algum risco antes de fazer uso de contraceptivos orais ou antes de tentar uma gestação.

Qual o nome do exame de trombofilia?

Em muitos casos, o risco aumentado de trombose apenas se torna evidente na idade adulta, após os 40-50 anos. “No caso de sintomas de trombose, o exame mais rápido é o Ultrassom de Doppler Venoso Colorido”, explica Leandro Baena.