:

O que é inexecução do contrato?

O que é inexecução do contrato?

A inexecução do contrato pode resultar de um ato ou omissão do contratado, agindo a parte com negligência, imprudência e imperícia, ou seja, uma inadimplência contratual com culpa do agente contratado.

Quais as consequências para a empresa contratada que descumpre reiteradamente as cláusulas do contrato administrativo?

Dentre as sanções administrativas previstas na Lei n.º 8.666/93, especificamente em seu art. 87, tem-se: a advertência, a multa, suspensão temporária e declaração de inidoneidade.

Quando o contrato administrativo pode ser rescindido?

A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento. Nesse sentido, devem estar previstas no próprio contrato, em lei ou em regulamento as consequências advindas da rescisão.

O que é assunção imediata do objeto do contrato?

a) assunção imediata do objeto do contrato, no estado e local em que se encontrar, por ato próprio da Administração; ... É permitido à Administração, no caso de concordata do contratado, manter o contrato, podendo assumir o controle de determinadas atividades de serviços essenciais.

O que é inexecução culposa?

A inexecução culposa resulta de ação ou omissão da parte, decorrente de negligência, imprudência ou imperícia no atendimento das cláusulas contratuais.

Quais são as formas de extinção do contrato administrativo?

Os atos jurídicos que extinguem os contratos administrativos são a rescisão administrativa, a consensual e a judicial.

Como se dá a extinção de um contrato administrativo?

A extinção do contrato administrativo se dá quando cessa o vínculo obrigacional entre as partes pelo integral cumprimento de suas cláusulas ou pelo rompimento, através da rescisão ou da anulação.

Quais as formas jurídicas de extinção dos contratos administrativos?

Os atos jurídicos que extinguem os contratos administrativos são a rescisão administrativa, a consensual e a judicial.

Quais são os motivos para rescisão dos contratos administrativos?

“Basicamente, a Lei 8.666/1993 limita a rescisão aos casos de inexecução contratual (por parte do contratado), de prática de atos por parte da administração que inviabilizem a atuação da contratada, por atrasos nos pagamentos (superiores a 90 dias) e razões de interesse público.

São hipóteses de rescisão unilateral do contrato administrativo?

São hipóteses de rescisão unilateral do contrato administrativo, exceto: a) falência do contratado; b) razões de interesse público; c) cumprimento irregular das cláusulas contratuais pelo contratado; d) caso fortuito ou de força maior; e) não pagamento, pela Administração, dos serviços contratados e executados, por ...

Quais as cláusulas devem estar presentes em todos os contratos administrativos?

61, parágrafo único, da Lei 8.666/93). São consideradas cláusulas indispensáveis, obrigatórias em todo contrato administrativo, sob pena de nulidade, as seguintes: a) O objeto e seus elementos característicos. ... g) Os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas.

Quais são os contratos administrativos?

Os contratos realizados com a Administração Pública podem ser divididos em 5 tipos, de acordo com o objeto da contratação: contratos de obras públicas, de prestação de serviços, de fornecimento, de gestão, de concessão e de alienação.

Quais as causas legais de alteração é de extinção dos contratos administrativos?

Além de poder alterar unilateralmente o contrato administrativo, a Administração tem também o poder de extinguir a relação contratual, tanto por razões de interesse público como por descumprimento de cláusula contratual por parte da contratada.

Quais são as cláusulas exorbitantes?

Cláusulas exorbitantes são aquelas que seriam anormais se apostas em contratos privados, mas que fazem parte dos contratos administrativos, haja vista os interesses perseguidos.

Quais as formas de extinção do contrato?

São formas de extinção dos contratos: A) resolução; B) resilição; C) rescisão.

Quais são as três formas de rescisão dos contratos administrativos?

O art. 79, da Lei nº 8.666/93, estabelece em seus incisos 3 (três) formas de rescisão dos contratos administrativos: (a) rescisão unilateral; (b) rescisão amigável; e (c) rescisão judicial.

Quais são as formas de extinção dos contratos?

São formas de extinção dos contratos: A) resolução; B) resilição; C) rescisão.

Qual o motivo do cancelamento do contrato?

Erro ou fraude no fechamento do contrato; Falta de pagamento do valor; Vontade própria, sem justificar o motivo; Defeito no produto ou serviço.

São consideradas formas possíveis de rescisão dos contratos administrativos nos termos dos artigos 79 da Lei 8666 93?

Contratos Administrativos. O art. 79, da Lei nº 8.666/93, estabelece em seus incisos 3 (três) formas de rescisão dos contratos administrativos: (a) rescisão unilateral; (b) rescisão amigável; e (c) rescisão judicial. O art.

Quando é possível rescindir um contrato unilateralmente?

A rescisão unilateral tem lugar quando a Administração Pública, invocando motivos de ilegalidade, inadimplemento contratual por parte do contratado ou, razões de interesse público, decide encerrar a relação jurídico-contratual, antes do término do prazo de vigência do contrato.