:

O que é encefalopatia hipóxica isquêmica?

O que é encefalopatia hipóxica isquêmica?

A encefalopatia hipóxico isquêmica (EIH) é reconhecida e definida como uma síndrome clínica neonatal decorrente de um episódio grave e prolongado de isquemia ou hipóxia que ocorre antes ou durante o momento do parto.

O que é encefalopatia Hipoxico Isquemica em adultos?

ENCEFALOPATIA HIPÓXICO-ISQUÊMICA (EHI) A EHI representa uma grave situação clínica que resulta em hi- poperfusão cerebral, acidose e hipóxia, com consequente lesão intraparenquimatosa, muitas vezes irreversível, cursando com elevada morbimortalidade.

Qual o prognóstico para um RN com diagnóstico de encefalopatia hipóxica isquêmica?

O tratamento é complexo, voltando-se para várias manifestações. O enfoque de neuroproteção é ainda experimental. O prognóstico para os pacientes que apresentam encefalopatia hipóxico-isquêmica grave é reserva- do.

Qual principal tratamento da encefalopatia hipóxico-isquêmica?

Não existem tratamentos específicos para diminuir os danos ao cérebro em decorrência da encefalopatia hipóxico-isquêmica, sendo a hipotermia terapêutica uma estratégia clinicamente viável para minimizar os danos cerebrais e a mortalidade nos recém-nascidos com encefalopatia hipóxico- isquêmica.

O que significa encefalopatia Hipoxica?

A encefalopatia hipóxica é a morte ou sequelas que acometem partes do encéfalo por falta de oxigênio. Essa é a definição correta do quadro. Nossos tecidos nervosos são extremamente dependentes de oxigênio para seu perfeito funcionamento.

O que é uma lesão isquêmica?

O dano celular induzido após perfusão de um órgão isquêmico é denominado lesão de isquemia/reperfusão (I/R).

Quais são os tipos de encefalopatia?

Atualmente, a encefalopatia hepática é dividida em três tipos:
  • Tipo A: encefalopatia relacionada à falência hepática aguda.
  • Tipo B: encefalopatia ligada ao “Bypass” porto-sistêmico.
  • Tipo C: encefalopatia associada com cirrose e hipertensão portal.

Por que o RN pode apresentar asfixia logo após seu nascimento?

A asfixia perinatal desenvolve-se quando há hipoperfusão tecidual significativa e diminuição da oferta de oxigênio decorrente das mais diversas etiologias durante o período periparto, ao nascimento e nos primeiros minutos de vida3,4. É a causa mais grave de todas as lesões neurológicas adquiridas por um RN de termo.

Quais os tipos de isquemia cerebral?

O primeiro é a isquemia focal, na qual um coágulo obstrui um vaso e reduz a passagem do sangue para o cérebro, causando a morte das células dessa região. Também existe a isquemia global, na qual há o comprometimento de toda a irrigação, causando danos potencialmente mais severos.

O que causa a anóxia cerebral?

A anoxia pode acontecer devido a uma hemorragia ou parada respiratória, por exemplo, e quanto mais tempo o cérebro fica sem receber oxigênio, mais graves são as consequências. A gravidade da lesão também está relacionada com a região do cérebro que não tem suprimento de oxigênio.

O que causa a hipóxia?

A hipóxia acontece quando a quantidade de oxigênio nos tecidos é insuficiente e isto pode ser causado por vários motivos como insuficiência respiratória, asma, enfisema pulmonar, edema agudo de pulmão e pneumonia, pois fazem com que a entrada de oxigênio nos pulmões fique prejudicada.

O que pode causar asfixia neonatal?

Causas da Asfixia Neonatal. Podemos dizer que as causas da asfixia neonatal podem ocorrer tanto a partir da mãe quanto do bebê por conta de problemas ocorridos ainda na gestação como hipertensão da mulher, diabetes, convulsões, infecções durante o parto, malformações, entre outras coisas.

O que é edema cerebral em Recém-nascido?

Clinicamente, o aumento da pressão intracraniana do recém-nascido manifesta-se muito tardiamente na evolução do edema cerebral, observando-se fontanela abaulada e tensa, hipertermia de origem central, convulsões e demais manifestações neurológicas semelhantes às observadas na encefalopatia hipóxico-isquêmica.