:

São estruturas anatômicas encontradas na mandíbula?

São estruturas anatômicas encontradas na mandíbula?

A mandíbula é um osso independente articulado com o crânio, seus principais acidentes anatômicos são: sínfise, corpo, canal dentário, orifício mentoniano, apófises genianas, cristas oblíquas internas e externas e côndilo.

O que é corpo da mandíbula?

O corpo da mandíbula é dividido em duas partes: Imediatamente lateral à protuberância mentual, a cada lado, são observadas protuberância mais anunciada. Lateralmente, é visível um forame mentual, a meio caminho entre a margem superior da parte alveolar da mandíbula e a margem inferior da base da mandíbula.

Quais os processos existentes no ramo da mandíbula?

No ponto mais superior do ramo ele se divide em dois processos (apófises), que são separados pela incisura mandibular. Anteriormente se encontra o processo (apófise) coronoide, e posteriormente o processo (apófise) condilar, que se articula com o osso temporal.

Qual a classificação da mandíbula?

É um osso ímpar que contém a arcada dentária inferior. Consiste de uma porção horizontal, o corpo, e duas porções perpendiculares, os ramos, que se unem ao corpo em um ângulo quase reto.

Onde fica o corpo alveolar da mandíbula?

Ele circunda os dentes erupcionados na boca e é coberto pelo tecido gengival, também conhecido como gengiva. Sob a gengiva, encontra-se a parede externa do processo alveolar, chamada de cortical óssea. O lado interno do osso, próximo dos dentes, é chamado de osso alveolar propriamente dito.

Como acontece a formação do corpo da mandíbula?

A porção anterior da Cartilagem de Meckel origina o corpo mandibular a partir da ossificação intramembranosa da porção ventral do primeiro arco branquial. O côndilo mandibular, por sua vez, inicia seu desenvolvimento a partir de uma cartilagem secundária, a qual é coberta por uma cápsula fibrosa10.

Qual a função da mandíbula para os animais vertebrados?

a) Nos vertebrados, o aparecimento da mandíbula favoreceu os mecanismos de ataque e defesa e, junto com eles, a mudança de hábitos alimentares (preensão, mastigação, etc.). O número que indica o surgimento dessa novi- dade evolutiva é o 3.