:

Qual é a função do túbulos seminíferos?

Qual é a função do túbulos seminíferos?

Resumidamente, os túbulos seminíferos serão responsáveis pela produção de células reprodutoras masculinas - os espermatozoides -, e as células intersticiais, pela produção de andrógeno testicular (testosterona e diidrostestosterona).

Quais são as células do túbulo Seminífero?

Os túbulos seminíferos consistem em dois tipos de células: células de Sertoli e células que constituem a linhagem espermatogênica. Estas últimas estão dispostas em 4 a 8 camadas e sua função é a produção de gametas masculinos (espermatozóides).

Qual o tecido do espermatozóide?

Os túbulos seminíferos estão circundados por um tecido conjuntivo também chamado de tecido intersticial e pequenos grupos de células endócrinas chamadas Células de Leyding (produtoras do hormônio sexual masculino, a testosterona).

O que são células Mióides?

As células mioides peritubulares são fibroblastos ricos em filamentos de actina e em moléculas de miosina (miofibroblastos) e comprimem os túbulos seminíferos, contribuindo para o transporte dos espermatozoides e do fluido testicular secretado pelas células de Sertoli.

Como o epitélio Seminífero é constituído?

Os túbulos seminíferos são constituídos por uma parede conhecida como epitélio germinativo ou epitélio seminífero, que é envolta por uma lâmina basal e por uma bainha de tecido conjuntivo formado de algumas camadas de fibroblastos.

Qual é a função das células de Sertoli e Leydig?

As células de Sertoli têm funções adicionais, tais como produção de proteínas. Esta proteína produzida irá carregar o estrogênio e a testosterona para um fluido encontrado nos túbulos seminíferos. E as células de Leydig também possuem uma segunda função.

O que são as células de Leydig e Sertoli?

As celulas de Sertoli respondem ao FSH sintetizando fatores de crescimento (GF) que modulam a mitose, meiose e diferenciacao dos diversos tipos de celulas germinativas nos tubulos seminiferos. As celulas de Leydig secretam testosterona em resposta ao LH.

Como são chamadas as células germinativas do sistema reprodutor masculino?

Os espermatozóides são os gâmetas masculinos em muitos organismos de reprodução sexuada. Deste modo, a espermatogénese é a vertente masculina da gametogénese, sendo essencial para a reprodução sexual. Nos mamíferos, ocorre nos túbulos seminíferos, nos testículos.

Como o epitélio seminífero é constituído?

Os túbulos seminíferos são constituídos por uma parede conhecida como epitélio germinativo ou epitélio seminífero, que é envolta por uma lâmina basal e por uma bainha de tecido conjuntivo formado de algumas camadas de fibroblastos.

Qual o tecido do sistema reprodutor masculino?

O órgão é revestido externamente por uma túnica adventícia composta por tecido conjuntivo. Na figura 5 são evidenciados o epitélio com estereocilos e a lâmina própria. para dentro das células. Com lamina basal cercada por células musculares lisas e tecido conjuntivo frouxo com células musculares lisas.

O que são células de Sertoli e Leydig?

As células de Leydig ou células intersticiais de Leydig são células que se encontram entre os túbulos seminíferos, no interstício dos testículos. Produzem a hormona testosterona, quando estimuladas pela hormona luteinizante (LH). Possuem um núcleo vesicular e arredondado e um citoplasma granular.

Onde é encontrado o epitélio germinativo?

É nos tubos seminíferos (ou túbulos seminíferos) que os espermatozoides são produzidos. ... Os túbulos seminíferos são constituídos por uma parede conhecida como epitélio germinativo ou epitélio seminífero, que é envolta por uma lâmina basal e por uma bainha de tecido conjuntivo formado de algumas camadas de fibroblastos.

Quais células que estão organizadas no interior dos túbulos seminíferos que fazem parte do epitélio germinativo?

Dentro do túbulo seminífero as células germinativas de dispõem, juntamente com as células de Sertoli, de forma altamente organizada formando o epitélio germinativo.

Qual é a função das células de Sertoli?

As células de Sertoli têm diversas funções como: controle da maturação e da migração das células germinativas; síntese de proteínas e esteróides estão envolvidas no controle da passagem das secreções entre compartimentos tubulares e intersticiais e, formam a barreira hemato-testicular.

Qual é a função das células de Leydig?

Células de Leydig são células testiculares que produzem a testosterona em resposta à hormona luteinizante (LH) da hipófise. Encontram-se no espaço intersticial dos testículos, entre os túbulos seminíferos.

Qual a principal função das células de Leydig e de Sertoli?

As células de Sertoli têm funções adicionais, tais como produção de proteínas. Esta proteína produzida irá carregar o estrogênio e a testosterona para um fluido encontrado nos túbulos seminíferos. E as células de Leydig também possuem uma segunda função.

O que são as células germinativas?

Células germinativas são as células que originam os gametas, que por sua vez dão origem a todas as vidas que usam sexo pra reprodução. Nelas, estão contidos metade dos cromossomos de ambos os genitores, que irão se fundir no momento da fecundação, originando a primeira célula somática: o zigoto.

Quais células dos túbulos seminíferos sofrem mitose?

espermatogônias → Período de multiplicação: As células precursoras denominadas de espermatogônias (2n) multiplicam-se por mitose. A multiplicação, que acontece na parede dos túbulos seminíferos, é relativamente lenta até a puberdade e, após esse período, torna-se intensa.

O que faz parte do sistema reprodutor masculino?

O sistema reprodutor masculino inclui o pênis, o escroto, os testículos, o epidídimo, o canal deferente, a próstata e as vesículas seminais. O pênis e a uretra fazem parte dos sistemas urinário.

Qual a função do sistema reprodutor masculino e feminino PDF?

Os sistemas reprodutores masculino e feminino atuam juntos para garantir a multiplicação da nossa espécie. Tanto o sistema genital masculino quanto o feminino são responsáveis pela produção dos gametas, ou seja, pela produção das células que se unirão na fecundação e darão origem ao zigoto.