:

O que são Lamelas e Esferulitos?

O que são Lamelas e Esferulitos?

O esferulito é um agregado de cristalitos de aparência fibrosa (“ribbon-like”) contendo cadeias dobradas em seu interior. Estes cristalitos, também chamados de lamelas, têm aproximadamente 10 nm de espessura e, crescem a partir de um centro, chamado de núcleo.

O que é uma estrutura Semicristalina?

Os materiais poliméricos podem desenvolver estruturas semicristalinas (possuindo regiões cristalinas que se encontram dispersas no material amorfo) de modo relativamente fácil devido à disposição de suas longas cadeias moleculares (emaranhadas), à torção, à contorção e ao espiralamento das cadeias.

Como ocorre o processo de cristalização dos polímeros?

A cristalização de polímeros é um processo dependente basicamente da temperatura; ela pode, porém, ocorrer em condições quiescentes (sem aplicação de deformação e pressão) ou em condições induzidas pelo fluxo (sob aplicação de deformação e pressão).

O que é um polímero cristalino?

A Cristalinidade está relacionada com a forma com a qual essas longas cadeias estão organizadas. Assim, um cristal é formado quando as moléculas poliméricas apresentam ordem de longo alcance, ou seja, estão ordenadamente empacotadas ao longo de grandes distâncias atômicas.

Quanto maior a cristalinidade de um polímero maior será a sua flexibilidade?

Quanto maior a cristalinidade de um polímero, maior será a sua flexibilidade. Quanto maior a cristalinidade de um polímero, menor será a resistência térmica. Quanto maior a cristalinidade de um polímero, menor será a sua dureza. Quanto maior a cristalinidade de um polímero, maior será a sua resistência química.

Como é a estrutura cristalina de polímeros?

Estrutura cristalina, possui regularidade a longas distâncias atômicas, e possui temperatura de fusão. A possibilidade de cristalizar e a temperatura de fusão dos polímeros dependem da regularidade conformacional dos polímeros.

O que é uma estrutura CCC?

(CCC) cúbica de corpo centrado, (CFC) cúbica de face centrada e (HC) hexagonal compacta. Na (CCC) existe um átomo em cada vértice de um cubo e um outro átomo no centro do mesmo, esta estrutura pode ser encontrada no tungstênio, tântalo, bário, nióbio, lítio, potássio, vanádio, cromo, etc...

O que é grau de cristalização?

A cristalinidade se refere ao grau de ordem estrutural de um sólido. Em um cristal, o arranjo de átomos ou moléculas é consistente e repetitivo. No entanto, mesmo para materiais completamente cristalinos, o grau de perfeição estrutural pode variar. ...

Porque nenhum polímero é 100% cristalino?

Portanto, tecnicamente não existe polímero totalmente cristalino uma vez que mesmo uma fase cristalina apresenta pequenas regiões amorfas e, por isso, eles são classificados como semicristalinos ou amorfos. Figura: Polímero do estado Fundido para Sólido. Fonte: Plastics Tecnology.

O que são polímeros amorfos e cristalinos?

Polímeros cristalinos são mais densos que os amorfos do mesmo material e com o mesmo peso molecular, uma vez que as suas cadeias estarão mais densamente compactadas no caso da estrutura cristalina.

Quanto a cristalinidade dos polímeros é correto afirmar que?

A cristalinidade de um polímero é influenciada por alguns fatores, dentre os quais, é correto afirmar: a) Grupos laterais volumosos à cadeia principal facilitam o empacotamento das cadeias, aumentando a capacidade de cristalização.

Quanto a sua estrutura Macromolecular os polímeros podem existir?

5. Quanto à sua estrutura macromolecular, os polímeros podem existir em estado amorfo ou em estado cristalino; na grande maioria dos casos, a estrutura do polímero se apresenta parcialmente amorfa ou cristalina.

O que é a estrutura cristalina dos metais?

Os metais formam estruturas cristalinas nas quais os átomos estão dispostos de forma repetida ou periódica, apresentam ordem de longo alcance. ... As estruturas cristalinas mais comuns em metais são: Cúbica de corpo centrado (CCC), na qual existe um átomo em cada vértice e um no centro do cubo.

É possível ter um polímero 100% amorfo ou 100% cristalino?

Portanto, tecnicamente não existe polímero totalmente cristalino uma vez que mesmo uma fase cristalina apresenta pequenas regiões amorfas e, por isso, eles são classificados como semicristalinos ou amorfos.

Qual o número de átomos de uma estrutura CCC?

Cúbica de Corpo Centrado (CCC) Numa célula unitária cada átomo dos vértices é partilhado entre 8 células unitárias . Existem 2 átomos por célula unitária.