:

O que é epiderme Histologia?

O que é epiderme Histologia?

A histologia da pele A epiderme é um tecido epitelial pluriestratificado. É formada por estratos (ou camadas), dos quais destacam-se o estrato basal (também chamado de estrato germinativo), que fica apoiado na derme e é formado por células de aspecto cúbico.

Quais são as células da epiderme?

Existem quatro tipos de células na epiderme:
  • Queratinócitos: Presentes em maior número (95%), são responsáveis pela produção de queratina.
  • Melanócitos: Responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele.
  • Células de Merkel: Responsáveis pela sensação do tato, localizam-se na região profunda da epiderme.

O que é a epiderme da planta?

A epiderme é um sistema de células de formas e funções variadas, que reveste o corpo primário da planta. Por estar em contato direto com o ambiente, a epiderme apresenta uma série de modificações estruturais, de acordo com os fatores ambientais.

Qual é a principal função da melanina?

Em termos gerais, essa proteína é responsável por garantir coloração à pele, cabelos e outros pelos no corpo - mas essa não é sua única função. Nos tecidos, a melanina também tem a responsabilidade de proteger a pele da ação prejudicial dos raios UV, mantendo o DNA intacto dentro das células.

Como as células da epiderme são respostas?

Os melanócitos são células epiteliais com prolongamentos que sintetizam o pigmento melânico. Estão localizados na camada mais profunda da epiderme e em contato com os ceratinócitos. À medida que eles alcançam a superfície, carregam a melanina no seu citoplasma, e o pigmento é eliminado por descamação.

O que é epiderme Pluriestratificada?

A epiderme, em grande parte dos casos, é formada por apenas uma camada de células, mas existem algumas espécies que possuem mais de uma camada desse tecido. Nesses casos, dizemos que se trata de uma epiderme pluriestratificada.

Como podemos caracterizar a epiderme das plantas?

A epiderme vegetal é um tecido das plantas com função de revestimento. Essa estrutura origina-se nos meristemas apicais, especificamente na protoderme, e é constituída, geralmente, por uma única camada de células vivas e justapostas.

Quais são as principais características da epiderme e derme?

A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pelo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos.

Quais são as principais características da epiderme e da derme?

Logo abaixo da epiderme, está a derme, camada responsável por nutrir a epiderme, entre outras funções. Ela é formada por tecido conjuntivo e, diferentemente da epiderme, é vascularizada e contém nervos, além dos folículos pilosos e glândulas sudoríparas e sebáceas.

Quais as características das camadas da pele?

A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.