:

O que é slot horizontal?

O que é slot horizontal?

Slot horizontal. A penetração inicial é feita com a fresa n° 245 posicionada na região central delimitada, de modo que a aresta da fresa fique em ângulo agudo com a superfície mesial; dessa forma, a fresa realiza o corte da “estrutura dentária” sem risco de deslizamento sobre a superfície do dente quando em movimento.

Quando realizamos um slot vertical?

O slot vertical é um tipo de preparo conservador em que o acesso a cárie é realizado na crista marginal, permitindo uma maior segurança durante o processo de remoção da lesão. Este preparo é o mais indicado para remoção de cáries proximais em dentes posteriores.

Quais os princípios gerais dos preparos cavitários para cavidades de Classe I para amálgama?

O ângulo cavo superficial das cavidades para amálgama ideal deve ser de 90°, para compensar a baixa de resistência de borda desse material, contudo, nem sempre a estrutura dentária permite essa angulação sem solapar o esmalte das vertentes cuspídeas, sendo por isso aceitável margem de pelo menos 70°.

O que é um preparo Cavitario?

O preparo cavitário é um tratamento biomecânico da cárie e de outras lesões. Essa técnica é aplicada para que o dente receba a restauração, voltando a ter a forma e função adequados.

O que é slot odontologia?

- O slot vertical é um preparo realizado em lesões limitadas à face proximal, garantindo uma menor remoção de tecido dental pois não há necessidade de extensão oclusal. Não há preservação do ponto de contato, as características da cavidade são semelhantes à caixa proximal convencional.

Por que razão os preparos para restaurações estéticas nos dentes posteriores devem apresentar ângulos internos arredondados e ângulo cavo superficial reto?

Todo ângulo cavo-superficial do preparo deve se aproximar do ângulo reto, dando um maior volume de amálgama e esmalte na interface dente/restauração e minimizando a ocorrência de fratura marginal.

Qual o instrumento rotatório adequado para remoção da dentina cariada durante o preparo Cavitário?

A rotação convencional (baixa rotação), geralmente é utilizada para o acabamento das paredes cavitárias, após instrumentação com alta rotação, para remoção de cárie em dentina e em preparos cavitários de dentes anteriores, quando é requerido o mínimo de extensão.

Como deve ser a forma de contorno de uma cavidade em área de Cicatrículas e fissura?

Cavidades de cicatrículas e fissuras Considerando que a cárie se propaga como dois cones sobrepostos pelas bases, na junção amelodentinária, a forma de contorno deve englobar tanto a extensão superficial da cárie como a sua propagação ao longo dessa junção.

Para que serve o preparo Cavitario?

Já para pacientes de baixo risco de cárie a forma de contorno do preparo cavitário irá limitar-se ao local da lesão, através da realização de preparos ultraconservadores, resultando na preservação dos tecidos sadios remanescentes do órgão dental.

Quando um preparo Cavitário apresenta mais profundidade do que largura ele se configura como Retentivo?

Para isso, a profundidade deve ser igual ou maior que a largura. Cavidade retentiva (profundidade maior que a largura) e não retentiva (largura maior que a profundidade) Caso isso não seja possível, você precisará confeccionar retenções mecânicas adicionais no preparo cavitário para amálgama, como sulcos e canaletas.

Qual a importância de se fazer retenções adicionais em alguns preparos para restauração em amálgama?

As retenções adicionais são dispensadas, uma vez que essas cavidades, por serem conservadoras, apresentam profundidade maior que a largura da cavidade, sendo consideradas auto-retentivas. O preparo com as fresas nos 245, 330, 331, dispensam as fresas de acabamento devido apresentarem lâminas de corte liso.

Qual a importância de confeccionar a curva reversa de Hollemback em um preparo Cavitário?

Qual a importância de confeccionar a curva reversa de Hollenback em um preparo cavitário? Possibilitar melhor contorno anatômico. Permitir relação de contato proximal. Evitar excesso de material a nível gengival.

Qual instrumento operatório rotatório é utilizado para remoção de tecido cariado?

Formador de ângulo. É um instrumento utilizado para remoção de tecido cariado. Esse instrumento apresenta-se com a lâmina ligeiramente curva e com a extremidade arredondada, também pode ter extremidade em forma de disco.

Como podem ser agrupados os instrumentos operatórios para o preparo de cavidades?

Os instrumentos operatórios para o preparo de cavidades podem ser agrupados nas seguintes categorias: Instrumentos cortantes manuais; Instrumentos rotatórios; Laser; Sistemas sônicos e ultra-sônicos; Sistema jato abrasivo; Instrumentos Cortantes Manuais: São instrumentos empregados para clivar, aplainar e cortar a ...

O que é forma de contorno na odontologia?

Em Dentística, forma de contorno define a área de superfície do dente a ser incluída no preparo cavitário.