:

Tem crase antes de palavra feminina?

Tem crase antes de palavra feminina?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Quando não se usa crase?

Não ocorre crase:
  • Antes de substantivos masculinos:
  • Antes de verbos:
  • Antes da maior parte dos pronomes:
  • Nota: Antes de alguns pronomes pode ocorrer crase.
  • Em expressões com palavras repetidas, mesmo que essas palavras sejam femininas:
  • Antes de palavras femininas no plural antecedidas pela preposição a:

Vai crase antes de plural feminino?

Crase só ocorre em expressões com palavras femininas, nunca em expressões com palavras masculinas: “Saiu às pressas”, “Pagou a prazo”. 5. Crase antes de palavras femininas no plural só ocorre se a sua forma for no plural também: “Vou às festas” ou “Vou a festas”.

Quando se deve usar crase?

Uso obrigatório da crase
  1. Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  2. Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  4. Antes das palavras casa e terra.

Tem crase antes de esta?

g) Antes de artigos indefinidos. h) Antes dos pronomes demonstrativos esta(s), essa(s), isto, isso. i) Antes dos pronomes relativos que, quem, cuja(s). - Nome próprio geográfico: com nomes de lugar (cidade, estado, país, continente, planeta), o fenômeno da crase acontece quando a palavra admite artigo "a".

Tem crase antes de numeral?

Quando utilizar crase antes de numeral? Antes de numeral tem ou não tem crase? Em regra, não se usa o acento grave antes de números, mas há algumas exceções.

Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Quanto à não tem crase?

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.

Quais são as palavras femininas no plural?

Não haverá crase antes de palavras femininas no plural precedidas de um a:
  • Não vou a festas.
  • A pesquisa não se refere a mulheres casadas.
  • O prêmio só foi concedido a cantoras nacionais.
  • É um assunto relativo a jornalistas especializadas.

Quando se deve usar o acento grave?

Existem 7 situações nas quais o emprego da crase é obrigatório, são elas:
  1. Antes de palavras femininas. ...
  2. Antes dos Pronomes demonstrativos e relativos. ...
  3. Com palavras femininas que acompanham verbos que indicam destino. ...
  4. Antes de locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas femininas. ...
  5. Com expressões que indicam horas.

Tem crase antes de horas?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Quanto a moça tem crase?

Nessa frase, “a tarde” e “a moça” exercem a função de sujeito; e “as roupas”, a de objeto direto. Só se usa crase diante da palavra “casa” se estiver especificada ou se “casa” significar “prédio, construção”. A moça voltou a casa. – sem crase, pois “casa” não está especificada mesmo havendo a preposição “a”.

Tem crase antes de numeral ordinal?

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Tem crase antes de duas?

Quando aparecer explicitamente um substantivo feminino junto ao numeral, também se usa a crase. ex¹: Rafael se dirigiu às duas moças e fez um aceno.

Como entender crase de uma vez por todas?

1. A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas: Por se tratar da fusão da preposição “a” com o artigo “a”, a crase somente deverá aparecer antes de palavras femininas. Se ainda assim você ficar em dúvida, basta substituir a palavra feminina por uma masculina.

Tem crase antes da palavra todas?

NÃO USAMOS A CRASE: Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Quanto à documentação tem crase?

Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a. A existência de crase, ou seja, de uma contração, é indicada com a escrita do acento grave por cima da vogal a.

Quanto à participação tem crase?

A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.

Como saber se uma palavra é masculino ou feminino?

Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.

Quais são as palavras femininas?

  • Ateu – ateia.
  • ator – atriz.
  • avô – avó
  • czar – czarina.
  • dom – dona.
  • embaixador – embaixatriz.
  • europeu – europeia.
  • frade – freira.