Como é feita a cirurgia para não engravidar?
Como é feita a cirurgia para não engravidar?
A ligadura das trompas é realizada por meio de diferentes métodos cirúrgicos que consistem em cortar as tubas uterinas e amarrar suas extremidades. O procedimento pode ser feito por via abdominal ou vaginal. Na laqueadura por via abdominal, são utilizadas duas técnicas: laparotomia e videolaparoscopia.
Quem pode fazer laqueadura?
A laqueadura pode ser realizada pelo SUS, no entanto só é permitido para mulheres com mais de 25 anos ou mulheres que tenham mais de 2 filhos e que não desejem engravidar mais. Na maioria das vezes, a mulher pode fazer a laqueadura após a cesárea, evitando ter que fazer uma nova cirurgia.
Como é feita a cirurgia de laqueadura pelo umbigo?
Nessa cirurgia o médico introduz um aparelho, chamado laparoscópio, pelo umbigo e faz o fechamento (laqueamento) dos canais que ligam os ovários ao útero (trompas de Falópio), impedindo a gravidez, pois os óvulos não conseguem chegar ao útero, não havendo a fecundação.
Quais requisitos para fazer laqueadura?
As regras para a realização da laqueadura, no SUS ou pelo convênio, estão na lei de planejamento familiar (lei federal n° 9.263/96). A condição básica para que uma mulher esteja apta a realizar a cirurgia é ter mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos.
Quem não quer ter filho pode fazer laqueadura?
Portanto a legislação vigente NÃO permite realizar o procedimento cirúrgico de esterilização em pessoas ou mulheres que Não tem filhos!
Como fazer cesárea e laqueadura pelo SUS?
Você e seu cônjuge deverão concordar com a laqueadura e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido. A laqueadura no momento do parto somente pode ser feito se você tiver 2 ou mais cesáreas ou se tiver um problema de saúde grave que possa comprometer a sua saúde e do bebê em futura gravidez.
Quantos anos a mulher pode operar para não ter mais filhos?
Pela lei brasileira qualquer pessoa com 2 filhos **OU** 25 anos pode realização a esterilização cirúrgica (laqueadura tubária).
Qual é a regra para fazer laqueadura?
A cirurgia pode ser feita de duas formas: por laparotomia, em que se faz um corte na região abdominal, ou laparoscopia, menos invasiva por ser feita com câmera por meio de três pequenas incisões no abdômen. O SUS realiza apenas a laparotomia, o procedimento dura 40 minutos e requer 10 dias de repouso pós-cirúrgico.