:

Quais são as consequências do lixo?

Quais são as consequências do lixo?

Doenças. Como visto, o lixo acumulado atrai micro-organismos e animais vetores de doenças, aumentando as chances de adoecimento por leptospirose, cólera, disenteria, febre tifoide, cisticercose, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose e tracoma.

Quais são as causas e consequências do lixo?

O lixo pode ser a causa da poluição visual, por causa do descarte feito de forma imprópria ou em lugares impróprios; a poluição do ar, por causa da queima feita no processo de incineração; poluição do solo e poluição das águas, especialmente do lençol freático (águas subterrâneas), principalmente por causa do chorume.

Como resolver o problema do lixo urbano?

O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, com estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Outra alternativa é a incineração, que também deve conter sistemas de tratamento para os gases liberados.

Quais os problemas causados pelo descarte inadequado do lixo?

O descarte inadequado de lixo leva à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. ... Outro problema causado pelo descarte de lixo nos rios é a proliferação de insetos vetores de doenças, como o Aedes aegypti, que causa a dengue, a zica e a chikungunya.

Porque o lixo é um problema mundial?

Trinta bilhões de toneladas de resíduos sólidos são despejados no planeta todos os anos. Além da falta de espaço para armazenar adequadamente essa montanha de sujeira, a produção descontrolada de lixo traz consequências desastrosas ao ambiente e à saúde pública. Cada brasileiro produz cerca de um quilo de lixo por dia.

Porque o lixo urbano é considerado um problema ambiental?

O destino dado a todo esse lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade. ... Isso porque o acúmulo de lixo nos lixões resulta na liberação de gases que contribuem para o efeito estufa e contaminam solo e lençóis freáticos.