:

O que significa a palavra intelectualismo?

O que significa a palavra intelectualismo?

Significado de Intelectualismo substantivo masculino Doutrina filosófica que afirma o predomínio da inteligência sobre os sentimentos e a vontade. Cultura das letras e ciências em grande escala.

Quais são as faculdades intelectuais?

Faculdades intelectuais
  • entendimento.
  • inteligência.
  • intelecto.
  • juízo.
  • espírito.
  • conceito.
  • alma.
  • razão.

Qual a base do pensamento intelectualista o que ele defende?

Como o racionalismo, o intelectualismo sustenta a existência de juízos necessários ao pensamento e com validade universal concernentes não apenas aos objetos ideais (isso os principais representantes do empirismo também admitem), mas também aos objetos reais.

Como os Intelectualistas explicam a linguagem?

No intelectualismo, ela é operação essencialmente subjetiva e a posse do sentido é remetida ao sujeito pensante. ... A linguagem não é tradução ou reprodução do pensamento e, neste sentido, uma potência de caráter secundário. Ao contrário, ela é fonte originária de sentido do próprio pensamento.

O que significa faculdades intelectuais?

1. Faculdade de compreender as coisas; inteligência, juízo.

O que é intelecto quais são as suas faculdades?

Intelecto significa entendimento, raciocínio, reflexão. Intelecto vem do latim e significa ler por dentro, é uma potência cognitiva da alma humana, através da qual ela conhece algo de si, algo que lhe rodeia e algo que a transcende. O intelecto é uma faculdade um ato , que é exercitado através da inteligência.

Qual o axioma do intelectualismo?

Seu axioma fundamental é o seguinte: nihil est intellectu quod prius non fuerit in sensu ("nada está no intelecto que não tenha passado pelo sentido").

O que defende o apriorismo?

O princípio que governa o apriorismo diz o seguinte: “conceitos sem intuições são vazios; intuições sem conceitos são cegas”. ... Todos os conceitos provêm, segundo ele, da experiência. O apriorismo recusa terminantemente tal derivação. O fator a priori não provém, segundo ele, da experiência, mas do pensamento, da razão.