O que afirma a filosofia da liberdade?
O que afirma a filosofia da liberdade?
Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão.
Qual é o conceito de liberdade interior?
Ele coloca que a liberdade interior é alcançada quando criamos uma ponte entre a percepção, que se refere à aparência externa do mundo, e nossa cognição, que nos dá acesso à estrutura interior do mundo; e que a liberdade exterior surge quando criamos uma ligação entre nossos ideais e os limites da realidade exterior, ...
Quem primeiro expôs a teoria filosófica da liberdade?
Sartre. Para Jean-Paul Sartre (), a liberdade é a condição ontológica do ser humano. O homem é, antes de tudo, livre. O homem é livre mesmo de uma essência particular, como não o são os objetos do mundo, as coisas.
Qual a contribuição da filosofia para a liberdade?
Na Grécia Antiga, a liberdade era associada ao ato de pensar, de filosofar. A reflexão racional que o homem faz sobre seus desejos. Ser livre era ser mestre de si mesmo, ter domínio sobre suas ações. ... Assim, liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.
Como a filosofia pode nos ajudar no exercício da cidadania?
Promover uma reflexão filosófica que afirme a liberdade eticamente exercida de outros, que suporte conceitualmente o ético exercício da liberdade humana, contribuindo com a afirmação da cidadania. ...