:

Quando deve ser administrada a BCG?

Quando deve ser administrada a BCG?

A BCG-ID (intradérmica) deve ser administrada ao nascimento ou o mais precocemente possível. Nos prematuros com menos de 36 semanas, administrar a vacina após 1 mês de vida e 2 kg de peso. Administrar uma dose em crianças menores de cinco anos de idade sem cicatriz vacinal.

Em que situação a vacina BCG deve ser adiada?

O esquema de vacinação com a vacina BCG corresponde à aplicação de dose única o mais precocemente possível após o nascimento. A administração da vacina BCG deve ser adiada quando a criança apresentar peso inferior a 2 kg ou quando apresentar lesões graves de pele.

Porque a vacina BCG é tão importante?

A vacina BCG é recomendada para prevenir formas graves de tuberculose. A vacina apresenta uma proteção de mais de 80% contra as formas graves e disseminadas da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

Quais são as vacinas conjugadas?

Vacinas conjugadas são aquelas nas quais os antígenos bacterianos são ligados a carregadores proteicos (polissacarídeos) gerando uma resposta de longa duração dos anticorpos.

Quantos mL por vacina?

“Quando você olha a seringa, vê a marcação, precisa puxar 0,5 mL, e geralmente a gente puxa um pouquinho a mais, porque tem esse espaço, da agulha, do ar, sempre fica um pouquinho de dose ali. O que você tem que garantir é aplicar o 0,5 mL da dose”, afirma.

O que a vacina BCG protege?

Criada em 1921, por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG, a vacina protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.

Por que a vacina BCG deixa marca?

Ela é proveniente da aplicação da vacina BCG, que protege o nosso corpo contra a tuberculose! Essa cicatriz acontece devido a reação do corpo a bactéria Mycobacterium bovis, que contém o vírus da doença, só que de forma anulada e inofensiva.