Qual é o conceito de liberdade para Nietzsche?
Qual é o conceito de liberdade para Nietzsche?
Nietzsche foi um grande entusiasta da liberdade. Para ele ser livre é ser autêntico sem influências de nenhuma ordem. O homem livre para ele é aquele que tem condições de estabelecer seus próprios valores. A liberdade em Nietzsche é fundada na essência humana, de forma artística e criativa.
Qual o emblema da liberdade alcançada Nietzsche?
186) e “Qual o emblema da liberdade alcançada? Não mais envergonhar-se de si mesmo” (NIETZSCHE, 2001, p. 186). Podemos perceber que nos três aforismos elucidados o filósofo critica, novamente, o ato de se envergonhar de si.
O que é Consciência para Nietzsche?
Em Nietzsche, esta autocensura é a má consciência: um sentimento de culpa que se abate sobre os homens pelo fato deles quererem exercer a sua força. O prazer instintual, animalesco e humano, uma vez amordaçado pelas leis da comunidade, pela responsabilidade, termina resultando na má consciência.
O que os filósofos pensam sobre a liberdade?
Aristóteles (384 a.C.-322 a.C) disse que “a liberdade é a capacidade de decidir-se a si mesmo para um determinado agir ou sua omissão”. Assim, liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.
O que quer dizer má consciência?
A Má Consciência é um fenômeno muito mais fisiopsicológico do que moral. Ela assemelha-se mais a um engasgo do que uma mancha da alma, ela deve lembrar mais uma condição física do que espiritual.
O que é má consciência?
má consciência Estado de quem sente remorsos ou mal-estar em relação a um estado ou a uma acção .
O que significa dizer que a liberdade é situada?
A situação é a demarcação concreta do exercício da liberdade, isto é, da escolha e do projeto. Por isso Sartre diz que a liberdade é sempre situada, e que a situação é a configuração real da abertura originária da realidade humana aos possíveis.
Porque a liberdade é um fardo?
Resumo : A liberdade é um tema fundamental intrínseco á condição humana. Os seres humanos estão condenados á esta condição, não podendo escapar dela, a liberdade pesa-lhes como um fardo sobre sua existência. ... Escolhe para si mesmo e concomitantemente para toda a humanidade não havendo nada que lhes possa dar amparo.