Como tratar demência em idoso?
Como tratar demência em idoso?
Use um tom de calmo e gentil. Evite gritar ou enfrentar o paciente com
demência; lembrando que ele não está fazendo aquilo para provocar. Alterações da personalidade e comportamento, bem como agitação e agressividade, fazem parte da evolução da doença. Não trate a pessoa com
demência como um bebê ou um ser incapaz.
Qual médico trata demência?
Neurologistas e psiquiatras podem diagnosticar doença de Alzheimer. Essas especialidades podem ajudar a melhorar o bem-estar do paciente, começando por fazer o diagnóstico corretamente, diferenciando a doença de Alzheimer de outros tipos de
demências, por exemplo.
O que pode causar demência?
Tumores e cancros de cérebro que incluem Meningiomas, gliomas, metástases do cérebro e linfomas. Infecções do cérebro tais como a meningite e a encefalite. Líquido excessivo no cérebro (hidrocefalia normal da pressão). Abuso de álcool a longo prazo.
São características próprias da demência no idoso?
São características próprias da demência no idoso:- início súbito, de progressão abrupta e memória geralmente prejudicada.
- atenção prejudicada, memória geralmente normal e desorientação seletiva.
- progressão lenta, de início insidioso, pensamentos diminuídos com dificuldade para encontrar as palavras.
O que é a demência no idoso?
A
demência é uma síndrome – geralmente de natureza crônica ou progressiva – na qual há deterioração da função cognitiva (ou seja, a capacidade de processar o pensamento) além do que se pode esperar do envelhecimento normal.
Quais as consequências da demência?
A
demência, chamada de transtorno neurocognitivo maior ou ligeira na DSM-V, corresponde a uma alteração progressiva de áreas do cérebro, resultando em alterações da memória, comportamento, linguagem e personalidade, interferindo diretamente na qualidade de vida da pessoa.