:

O quê Malinowski quer dizer por observação participante?

O quê Malinowski quer dizer por observação participante?

A “observação participante” não significa transformar-se em “nativo”, mas sim tentar colocar-se no lugar do outro, no seu ambiente social natural, buscando apreender a imponderabilidade da vida real, como diria Malinowski. Nesse processo, o pesquisador deve incansavelmente buscar articular teoria e prática.

Qual a teoria de Levi Strauss?

O grande representante do estruturalismo francês é Lévi-Strauss. Para o autor, existe uma estrutura mental universal da humanidade que organiza as nossas experiências em formas simbólicas. Em outras palavras, não existe diferença na mente ou na intelectualidade entre seres humanos, seja qual for a sua sociedade.

Em que consiste o trabalho de campo desenvolvido pelos antropólogos?

O trabalho de campo constitui parte de um experimento científico. É uma atividade realizada por pesquisadores na natureza ou no local onde o fenômeno estudado ocorre naturalmente. Engloba a coleta e/ou registro de dados, caracteres, informações relativas ao fenômeno ou objeto de estudo.

Qual foi a grande mudança efetuada por Malinowski no trabalho de campo?

Malinowski foi o primeiro antropólogo de campo a observar a representação fisiológica da reprodução na representação de uma sociedade tradicional. A ênfase atribuída por ele a um aspecto considerado subjetivo na pesquisa de campo o aproximou da lógica e da importância da fertilidade num sistema social diferenciado.

Qual é o objeto da observação participante?

A observação participante pode ser conceituada como: O processo no qual um investigador estabelece um relacionamento multilateral e de prazo relativamente longo com uma associação humana na sua situação natural com o propósito de desenvolver um entendimento científico daquele grupo (May, 2001: 177).

Como funciona a observação participante?

A observação participante é uma técnica de investigação social em que o observador partilha, na medida em que as circunstâncias o permitam, as atividades, as ocasiões, os interesses e os afetos de um grupo de pessoas ou de uma comunidade (Anguera, Metodologia de la observación en las Ciencias Humanas, 1985).