:

Qual o tempo de reação do calcário no solo?

Qual o tempo de reação do calcário no solo?

De modo geral, o tempo de reação do calcário, mencionado na literatura é de, em média, 60 dias (NETO,2000). Por isso, em solos com elevada acidez é recomendado que a calagem seja realizada no período chuvoso, ou seja, no caso do Centro-Oeste, na transição de secas-águas.

Quando colocar calcário na terra?

O calcário deve ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura. Assim, há tempo de reagir com o solo e reduzir a acidez. Lembrando que o calcário no solo precisa de umidade para reagir. Assim, dependendo da região, essa aplicação deve ser feita ainda antes dos 3 meses.

Como incorporar calcário no solo?

1- Distribua uniformemente sobre o terreno metade da quantidade de calcário sobre o terreno e realize a aração o mais profundo possível. 2- Distribua a outra metade da quantidade de calcário sobre o terreno arado e passe a grade niveladora. Dessa forma, o calcário ficará bem distribuído por toda a camada arada do solo.

Qual a quantidade de calcário que joga por alqueire?

A quantidade de calcário necessária à correção da acidez é determinada pela análise da terra. Varia geralmente de 6 a 7 t/ha na abertura de área e de 1 a 3 toneladas por hectare a cada 2 a 5 anos. Na literatura não há recomendação de aplicação anual em pequenas quantidades para correção parcial da acidez.

Quando usar calcário calcítico?

Caso a espécie seja exigente em cálcio, isto é – não tenha condições de crescer caso esse nutriente não esteja presente – e o solo for pobre em cálcio, a aplicação de calcário calcítico pode ser a melhor saída.

Como incorporar o calcário?

Em geral, a calagem deve ser realizada três meses antes do plantio da cultura. O calcário deve ser distribuído a lanço e incorporado uniformemente ao solo, até a profundidade de 17 cm a 20 cm.

Porque incorporar o calcário no solo?

Segundo Korndorfer, é preciso incorporar o calcário no solo, pois esse elemento é fundamental na eliminação de barreiras químicas que impedem o desenvolvimento do sistema radicular e, com isso, proporciona maior capacidade da raiz captar água a uma distância maior.