Qual a regência do verbo acessar?
Qual a regência do verbo acessar?
verbo transitivo direto e intransitivo Conseguir o acesso aos dados, aos arquivos, aos relatórios, aos sistemas memorizados, através de um computador: acessar a internet, o e-mail; programa difícil de acessar. verbo transitivo direto Obter algo relativamente difícil: acessar os recursos do governo.
Tem acesso a tem crase?
Se o “a” virar “ao”, há crase. Por exemplo: se substituir a palavra “cultura” por “trabalho” (substantivo masculino), ficaria “acesso ao trabalho”. Logo, o correto seria: “Vamos trabalhar incansavelmente para que todos os brasileiros tenham acesso à cultura”.
Como identificar um erro de regência verbal?
No sentido de alcançar ou de ter atingido um determinado destino, deve ser seguido da preposição a, que dará início ao adjunto adverbial, e não da preposição em, como costumeiramente aparece em erros comuns de regência verbal. Por exemplo: Cheguei ao hospital às 11h. (Em vez de “cheguei no hospital às 11h”).
Porque acesso a internet tem crase?
O acento grave, que é sinal indicativo de crase em “acesso à Internet” (L. 9), justifica-se porque a regência do termo “acesso” exige complemento antecedido pela preposição a e a palavra “Internet” está antecedida por artigo definido feminino.
Qual é o erro da regência verbal?
No sentido de alcançar ou de ter atingido um determinado destino, deve ser seguido da preposição a, que dará início ao adjunto adverbial, e não da preposição em, como costumeiramente aparece em erros comuns de regência verbal. Por exemplo: Cheguei ao hospital às 11h.