:

O que é a técnica taipa de pilão?

O que é a técnica taipa de pilão?

A técnica utiliza a terra como matéria-prima para a criação de paredes. O nome se refere à sua ferramenta principal: o pilão, que soca a terra em uma estrutura de madeira que se chama taipal. Como o material para a construção é a terra, há quem questione sua durabilidade.

Como é feito taipa de pilão?

A taipa de pilão consiste num sistema rudimentar em que a terra é comprimida em formas de madeira, denominadas taipais, no formato de uma grande caixa. O barro que será socado é compactado horizontalmente e disposto em camadas de quinze centímetros de altura. Assim, é criada uma estrutura resistente e durável.

Quanto custa fazer uma casa de taipa de pilão?

E até mesmo uma antiga técnica construtiva, a taipa de pilão, está sendo resgatada nas obras. Os custos de construção vão de R$ 2 por metro quadrado, segundo os fabricantes e fornecedores - mas podem ocorrer variações de acordo com características do terreno ou com o desejo do proprietário.

Como se dá a construção de casas de taipa de mão e de pilão?

Taipa de pilão é um método construtivo que consiste em comprimir a terra em formas de madeira, chamadas taipais, e dispor o barro compactado em camadas de 15 centímetros de altura. Dessa forma, é criada uma casa de taipa de pilão com estrutura resistente e durável.

O que precisa para fazer uma casa de taipa?

A construção de taipa começa com uma base sólida de pedras ou concreto para proteger as paredes da umidade. As ripas devem ser enterradas à, aproximadamente, 30 cm no chão. A fundação de uma casa de taipa também exige a colocação de vigas baldrames, que recebem as casas e servem de base para as paredes.

Que material utilizado nas construções de taipa de mão são extraídos da natureza?

Não encontraram material, como eles tinham na Europa, para construir as primeiras casas, foi preciso improvisar materiais e o material utilizado foi o barro, iniciado há muitos anos atrás ainda hoje é utilizado no sertão do Brasil que é a técnica de Taipa.