Quando o Mobral acabou?
Quando o Mobral acabou?
De acordo com essa orientação, o Decreto nº 91.980, de 25 de novembro de 1985, determinou a extinção da Fundação Mobral. Em seu lugar, foi criada a Fundação Nacional de Educação de Jovens e Adultos, que ficou conhecida pela sigla Educar.
Como foi o Mobral?
O Mobral propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando “conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida”. O programa foi extinto em 1985 e substituído pelo Projeto Educar.
Quem iniciou no Brasil o Mobral?
Embora formalmente criado em 1968, o MOBRAL só foi efetivamente implementado a partir de 1971, durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, cujo ministro da Educação era Jarbas Passarinho.
Quem foi o idealizador do Mobral?
Paulo Freire e a criação do Mobral. No começo de 1964, o educador Paulo Freire começava a implantar no País um revolucionário método de alfabetização de adultos. O mero beabá não era tudo para ele. Pelo contrário.
Qual o método de Paulo Freire?
A metodologia de Paulo Freire consiste em uma maneira de educar conectada ao cotidiano dos estudantes e às experiências que eles têm — e por isso, também ligado à política, especialmente porque Freire trabalhou com a alfabetização de adultos.
O que é o EJA Ensino Médio?
Ensino Fundamental e Médio (EJA) A Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma das modalidades da Educação Básica, é destinada a quem tem 15 anos ou mais e não conseguiu estudar ou concluir os estudos na idade própria, nos cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio.