Qual a filosofia de Bergson?
Qual a filosofia de Bergson?
A intuição é uma das noções-chave do pensamento do filósofo francês Henri Bergson. ... Bergson toma como ponto de partida da sua filosofia a experiência interna de uma força produtiva espontânea e criadora, de uma força psíquica irredutível ao determinismo, ao mecanicismo e até mesmo ao finalismo.
Qual principal argumento da filosofia de Bergson?
Seu pensamento está fundamentado na afirmação da possibilidade do real ser compreendido pelo homem por meio da intuição da duração – conceitos que perpassam toda sua bibliografia. O próprio filósofo chegou a dizer que para compreender a sua filosofia é preciso partir da intuição da duração.
O que é a intuição na filosofia?
A intuição consiste num único ato do espírito, ou seja, por meio dessa obtém-se um conhecimento imediato que vai diretamente ao objeto, tratando-se, portanto, de um método direto. ... Em suma, trata-se de um método indireto pelo qual se atinge um conhecimento mediato.
O que significa conhecer por intuição em termos Bergsonianos?
O método intuitivo bergsoniano é, ainda, como vimos, essencialmente interior, no sentido de se voltar primeiramente para dentro, em direção ao espírito, pois, como já foi dito, a intuição “é a visão direta do espírito pelo espírito” (PM, p. 234).
O que é uma intuição intelectual?
A intuição intelectual pode ser caracterizada como uma experiência imediata, seu conceito apareceu em muitos sistemas filosóficos que fizeram uso desta noção, contudo, no dizer de Schelling (1984, p. 24), em seus diversos usos, os autores que dela se utilizaram não deram conta de seu verdadeiro significado.
O que é a memória para Bergson?
Assim, Bergson distingue dois tipos de memória. A memória do corpo, presente nos mecanismos motores, e a memória propriamente espiritual, existente sob a forma de lembranças independentes (BERGSON, 2008. Matière et mémoire.