O que é o método PECS?
O que é o método PECS?
O PECS é um sistema único de comunicação alternativa / aumentativa desenvolvido nos EUA em 1985 por Andy Bondy, PhD, e Lori Frost, MS, CCC-SLP. ... Desde então, o PECS foi implementado com sucesso em todo o mundo, com milhares de alunos de todas as idades que têm várias dificuldades cognitivas, físicas e de comunicação.
O que significa a sigla PECS?
Essa sigla vem de um termo em inglês que quer dizer sistema de comunicação por troca de imagens (Picture Exchange Communication System), vem se tornando parte do dia a dia de várias famílias onde há pessoas autistas. ...
Qual o tamanho da figura do PECS?
A cor da pasta de comunicação pode variar. A pasta de Comunicação Pequena PECS tem 1 mm, é uma pasta 6 de anéis perfeita para estudantes que usam figuras pequenas para se comunicar ou que têm um vocabulário menor e usando figuras maiores.
Quem pode fazer o Curso de PECS?
Este programa é para pessoas que trabalham em organizações educacionais e residenciais, não se destina a quem trabalha em prática privada/particular.
O que é Pecs e como usar em sala de aula?
O PECS – The Picture Exchange Communication System (Bondy e Frost, 1994) – é um programa que foi desenvolvido para crianças com autismo e com déficit severo na comunicação oral e consiste no intercâmbio de figuras como uma forma interativa de transmitir uma mensagem a alguém.
O que é o método Denver?
O Modelo Denver de Intervenção Precoce (Early Start Denver Model – ESDM) é uma forma de terapia comportamental para crianças com autismo entre 12 e 48 meses de idade. ... Através dessas brincadeiras e atividades conjuntas, há o incentivo à criança para aprimorar habilidades de linguagem, cognitivas e sociais.
O que quer dizer Pek?
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) é um instrumento importantíssimo para o exercício da democracia. Recentemente, diversas PECs levantaram grandes debates a respeito de seus conteúdos.
Quando usar a comunicação alternativa?
Dessa forma, a comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação e, considerada ampliada quando o indivíduo possui alguma forma de comunicação, mas essa não é suficiente para manter elos comunicativos e estabelecer trocas sociais.
O que é PECS e como usar em sala de aula?
O PECS – The Picture Exchange Communication System (Bondy e Frost, 1994) – é um programa que foi desenvolvido para crianças com autismo e com déficit severo na comunicação oral e consiste no intercâmbio de figuras como uma forma interativa de transmitir uma mensagem a alguém.
O que é o método Teacch para autismo?
O TEACCH, ou Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com déficits relacionados à Comunicação, é um programa que envolve as esferas de atendimento educacional e clínico, em uma prática com abordagem psicoeducativa, tornando-o por definição, um programa transdisciplinar 8.
Onde o professor pode colocar a prancha de comunicação?
Além da prancha personalizada para uso pessoal, ela também pode ser utilizada em ambiente escolar, nas salas de aula, banheiros e bibliotecas, Indicando ações básicas e possibilitando a comunicação com a professora e os colegas.
Quem pode aplicar o método Denver?
O Modelo Denver pode ser aplicado por: Fonoaudiólogos; Especialistas em Intervenção Precoce; Pediatras. Para ser eficaz, procure ajuda de um profissional capacitado e habilitado para aplicar o método.
Como aplicar método Denver?
O primeiro objetivo é trazer a criança de volta para a interação social, fazer com que observe, imite, interaja mais com outras pessoas. É auxiliar as crianças a usar a própria motivação que elas têm por objetos e por pessoas para o aprendizado de novas habilidades em todas as esferas do desenvolvimento.
Quais os principais objetivos para utilizar a comunicação alternativa?
A comunicação suplementar ou ampliada enfatiza formas alternativas de comunicação visando dois objetivos: promover e suplementar a fala, e garantir uma forma alternativa de comunicação para um indivíduo que não começou a falar.
O que é sistema de comunicação alternativa?
O que é a Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA)? O princípio da CSA é conceber que a comunicação possa ser realizada de outras formas além da fala, como um olhar compartilhado, expressões faciais, gestos, toque, escrita, apontar de símbolos, imagens ou equipamentos com voz sintetizada, que permitam a interação.