O que defendia o médico João Batista de Lacerda?
O que defendia o médico João Batista de Lacerda?
Como se vê, bem no começo do século, João Baptista de Lacerda defendia uma espécie de melting pot, se não presente, ao menos futuro e assegurava ao Brasil uma identidade positiva, obtida pela contraposição que estabeleceu não só com os outros países da América do Sul, mas também com a América do Norte.
O que foi o Congresso Mundial das raças?
No I Congresso Mundial das Raças, ocorrido em Londres em 1911, o médico João Baptista de Lacerda ilustrou suas reflexões sobre a sociedade brasileira analisando a tela “A redenção de Cam”, que retrata três gerações de uma família.
Qual a sua opinião sobre o que foi afirmado pelo médico João Batista da Lacerda em 1911 no Congresso Mundial das Raças em Londres?
Lacerda (1911) começa seu artigo afirmando os pontos dos quais partia: seu país era mesmo marcado pela mistura e por uma "proporção de mestiços ... muito elevada", que eram "descendentes do cruzamento do negro e do branco". Os mestiços teriam também, uma "representação social e política considerável" no Brasil.
Qual foi o tema do Congresso Universal das Raças realizado em Londres em 1911?
Fonte: First Universal Races Congress (1911). o controle, o contato e o conhecimento dos povos colonizados pelo Ocidente, eram de grande interesse para as potências coloniais (Penny e Bunzl, 2003a; Zimmerman, 2001).
O que é a tese do branqueamento?
Simpatizantes da ideologia de Branqueamento acreditavam que a raça negra iria avançar culturalmente e geneticamente, ou até mesmo desaparecer totalmente, dentro de várias gerações de miscigenação entre brancos e negros. Esta ideologia ganhou o apoio da ideologia do racismo científico e do Darwinismo social.