:

O que é um Patrimônio Cultural?

O que é um Patrimônio Cultural?

Na convenção, um Patrimônio Cultural fica definido como: “Os monumentos – Obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura monumentais, elementos de estrutura de caráter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos de valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;”

Quais são os patrimônios culturais brasileiros?

13 Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil
  1. 1 – Centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais. ...
  2. 2 – Centro Histórico de Olinda, Pernambuco. ...
  3. 3 – Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul. ...
  4. 4 – Centro Histórico de Salvador, Bahia. ...
  5. 5 – Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Minas Gerais.

Que são patrimônios culturais e materiais cite os?

Existem quatro tipos de patrimônios culturais, eles são: ... Patrimônios Materiais: Que são os bens tangíveis, constituídos de obras arquitetônicas, esculturas, pinturas, vestígios arqueológicos e demais elementos com valor histórico, artístico e científico.

O que pode ser considerado patrimônio cultural material e imaterial?

Falando em patrimônio cultural, por exemplo, temos manifestações culturais que compõem um conjunto patrimonial material, como construções e obras de arte, e um conjunto patrimonial cultural imaterial, como festas, festivais, danças, músicas e estilos musicais, culinária etc.

O que é patrimônio cultural imaterial e material?

Dentro da história e da arquitetura, o patrimônio se divide em duas categorias: os bens considerados materiais e os imateriais que juntos representam a identidade, cultura e história de um determinado povo.

Quais são os tipos de Patrimônios Culturais *?

Tipos de patrimônio cultural Os patrimônios culturais também são classificados de acordo com a sua origem e podem ser históricos, artísticos, religiosos e modos de fazer algo (saberes).

O que é patrimônio cultural e exemplos?

Patrimônio cultural é tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações populares, artes, culinária, entre outros. Os patrimônios culturais oficiais de uma região são escolhidos pelo Estado.