:

O que é o laudo pericial contábil?

O que é o laudo pericial contábil?

Laudo pericial contábil é uma peça escrita, na qual o perito-contador deve visualizar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e minudências que envolvam a demanda.

Como fazer um laudo pericial contábil?

O laudo pericial contábil deve conter, no mínimo, as partes descritas abaixo:
  1. Identificação do processo;
  2. Resumo o objeto de perícia;
  3. Metodologia escolhida para execução da perícia;
  4. Identificação das diligências ;
  5. Transcrição e resposta aos quesitos;
  6. Conclusão da perícia;
  7. Anexos e apêndices;
  8. Assinatura do perito.

O que deve constar no laudo pericial contábil?

O Laudo Pericial Contábil deve ser uma peça técnica elaborada de forma seqüencial e lógica, para que o trabalho do perito-contador seja reconhecido também pela padronização estrutural. 13.6.2.1. O Laudo Pericial Contábil deverá ser uma peça técnica, escrita de forma objetiva, clara, precisa, concisa e completa.

Qual a estrutura de um laudo pericial?

Em seu conteúdo, o laudo pericial deve ter: Exposição sucinta e clara dos fatos da lide que resultaram na nomeação ou na contratação do perito. Procedimentos e atos adotados pelo perito para arrecadar elementos de prova que fundamentam a sua conclusão. Conclusiva quantificação do valor do pleito.

Qual a finalidade do laudo pericial contábil?

O laudo pericial é uma variedade de prova, cuja produção carece de fundamentos técnicos e científicos, e que tem por finalidade determinar uma garantia a respeito da dinâmica, autoria e materialidade de certos fatos e de seus efeitos.

O que é a metodologia em um laudo pericial?

A metodologia de elaboração de um laudo pericial Outros Idiomas. Resumo: ... Os autores demonstram os procedimentos que o profissional deve desenvolver para apresentar de forma mais técnica o conteúdo de um laudo pericial.

O que deve ser escrito na metodologia do laudo pericial?

Por sua vez, Alberto (1996) apresenta uma estrutura que deve conter: (a) abertura; (b) considerações iniciais a respeito das circunstâncias de determinação judicial e os exames preliminares da perícia; (c) determinação e descrição do objeto da perícia; (d) informação da necessidade ou não de diligências e, quando ...

Como fazer um laudo de perícia judicial?

O laudo deve buscar ir direto ao ponto que o quesito aborda, evitando julgamentos pessoais e subjetividades que ultrapassem o quê se quer saber no quesito. Não confundir a objetividade com respostas curtas que não esclareçam ou que não justifiquem a posição do perito, como um simples “sim” ou “não”.

Quais são os procedimentos de perícia contábil?

32. Os procedimentos periciais contábeis visam fundamentar o laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação, certificação e testabilidade.

Quantas e quais são as partes de um laudo pericial?

Possui quatro partes: Preâmbulo: qualificação dos peritos (oficial e não oficiais) e do objeto da perícia; ... Fundamentação: motivos que levaram os peritos à conclusão final; Conclusão técnica: respostas aos quesitos formulados.

O que deve fazer o perito assistente quando o laudo for emitido por leigo?

27. O perito-assistente não pode firmar o laudo pericial quando o documento tiver sido elaborado por leigo ou profissional de outra área, devendo, neste caso, oferecer um parecer técnico-contábil sobre a matéria periciada.

Qual é o objetivo do perito?

O perito é chamado pela Justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. ... Por outro lado, o caráter da função e a importância que a reveste provocam interesse e honram o profissional nomeado perito, tornado a ocupação incomum.

Qual a finalidade de uma perícia?

Perícia é o meio de prova feita pela atuação de técnicos ou doutos promovida pela autoridade policial ou judiciária, com a finalidade de esclarecer à Justiça sobre o fato de natureza duradoura ou permanente.

Quais são as partes de um laudo?

Possui quatro partes:
  • Preâmbulo: qualificação dos peritos (oficial e não oficiais) e do objeto da perícia;
  • Exposição: narrativa minuciosa de tudo que os peritos observaram no exame;
  • Fundamentação: motivos que levaram os peritos à conclusão final;
  • Conclusão técnica: respostas aos quesitos formulados.

Quais são as modalidades de apresentação de um laudo pericial?

As modalidades da prova pericial previstas em lei são: exame, vistoria, arbitramento e avaliação. No exame, a atividade do perito consiste em inspecionar as pessoas e coisas móveis com o objetivo de se verificar certos fatos relacionados com o objeto da lide.

Quais são os requisitos para a boa qualidade de um laudo pericial?

46-47) para que o Laudo possa classificar-se de boa qualidade e necessário atender aos seguintes requisitos mínimos: “ter objetividade; rigor tecnológico; concisão; argumentação; exatidão e clareza”.

São requisitos de um laudo exceto?

Pergunta 8 0,5 em 0,5 pontos São requisitos de um laudo, exceto: Resposta Selecionada: e. Data, não necessita assinatura, pois o perito já esta identificado na nomeação. ... Identificação do perito.