Quantos anos se passou ou se passaram?
Quantos anos se passou ou se passaram?
Passar, na acepção de decorrer, concorda normalmente com o sujeito: Passou (ou passou-se) uma hora e ninguém apareceu. Passaram (ou passaram-se) duas horas e a chuva continuava forte. Passaram (ou passaram-se) três meses desde o desaparecimento dele.
Tinha se passado ou tinham se passado?
Tinha e tinham são formas conjugadas do verbo ter no pretérito imperfeito do indicativo: Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti. Tinham indica a 3.
Como conjugar a maioria das pessoas?
Sabe-se que, se o sujeito é "A maioria" (e não "A maioria dos atletas", "A maioria dos deputados", "A maioria das mulheres" etc.), o verbo deve ficar no singular: "A maioria preferiu ficar na sala"; "A maioria quer mudanças"; "A maioria gostou do filme".
Como escrever com concordância?
Em geral, a regra para a concordância verbal é simples, o verbo se adapta conforme número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª) do sujeito da frase. Como existem algumas exceções, a comunicação não deve levar em consideração somente as regras básicas, mas sim todas as existentes.
Como se escreve a maioria é ou a maioria são?
A forma correta de escrever é no SINGULAR. Isto porque, na norma culta, é preferível e mais usual o uso dessa concordância verbal. Assim, utilize: A maioria enfrenta essa dificuldade ou grande parte das crianças é brincalhona.
Como usar a palavra maioria?
Nunca use a expressão “a grande maioria”, pois é redundante, se é grande, já é maioria. Opte por um: ou grande, ou maioria. 2. Quando a expressão de quantidade (maioria, parte) não vier seguida de substantivo no plural (pessoas, funcionários, alunos, professores, etc.), o verbo fica no singular: A maioria é formada!