:

Como é feito o queijo da Canastra?

Como é feito o queijo da Canastra?

Para produzir um queijo do tamanho tradicional, com peso de cerca de g, são utilizados aproximadamente dez litros de leite. Depois da ordenha, o leite é colocado num tambor onde recebe o coalho e o “pingo”, uma espécie de fermento líquido, extraído da produção do dia anterior.

Como fazer o primeiro pingo do Queijo Canastra?

Pela tradição de produção do Queijo Canastra, é utilizado o pingo extraído da produção do queijo do dia anterior. Devem ser adicionados 0,5% de pingo em leite, ou seja, cerca de meio litro de pingo para cada 100 L de leite.

Como cortar Queijo Canastra?

O corte ideal A ideal é cortar o queijo ao meio e depois em forma de cunha (triângulos grandes). A cunha poderá ser dividida em fatias mais finas no sentido do centro para a crosta, que é a maneira mais tradicional em Minas.

Como coletar o pingo do queijo?

No começo da noite, vire a forma e deixe o sal para cima. É nesse momento que começa a coleta do pingo. O soro que resta do queijo vai se soltando devagar na bancada e forma um fio de água que cai no ralo e pinga na bacia.

Como cortar cada tipo de queijo para servir?

Como cortar o queijo vai depender da sua forma e do seu tamanho:
  1. O queijos redondos como camembert, brie francês e minas devem ser cortados em triângulos, como um bolo.
  2. Queijos redondos e altos, como o gorgonzola, gruyère e emental devem ser divididos ao meio e cortados em forma de cunha (triângulos grandes).

Onde é feito o queijo canastra?

O Queijo Canastra é um tipo de queijo brasileiro, de origem e produção de Minas Gerais, na região da Serra da Canastra. Produzido há mais de duzentos anos, ele é primo distante do queijo de São Jorge, Açores, Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro, mas com particularidades muito brasileiras.

Como se faz o pingo?

Em uma panela, coloque o leite, o açúcar, o amido de milho, o bicarbonato de sódio e o extrato de baunilha. Misture bem. Leve a panela ao fogo alto e mexa sem parar. Assim que a mistura levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 4 horas, mexendo de vez para se certificar de que não está queimando.

Como fazer o soro fermento?

Para obter um bom soro-fermento, existem algumas formas, como: 1 - A partir de leite cru, de boa qualidade microbiológica, fabrica-se uma massa de Parmesão, na qual haja uso de fermento a base de L. helveticus ou um bom soro-fermento, com aquecimento até 55ºC.