:

Qual a imunidade do sarampo?

Qual a imunidade do sarampo?

90 % das pessoas suscetíveis adquirem sarampo ao entrar em contato com alguém contaminado. A doença dá imunidade definitiva: só se tem sarampo uma vez. O sarampo é contagioso dois dias antes de o exantema surgir e até cinco dias depois.

Qual a importância de distinguir as fontes de infecção de sarampo?

O vírus do Sarampo pode ser isolado da urina, das secreções nasofaríngeas, do sangue, do liquor cérebro-espinhal ou de tecidos do corpo. Este isolamento objetiva identificar o genoma do vírus circulante no país, o que permite diferenciar os casos autóctones dos casos importados e o vírus selvagem do vírus vacinal.

Como funciona o vírus do sarampo?

Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus). Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

Qual a importância de se notificar o surgimento de novos casos de sarampo?

O conhecimento da circulação viral é valioso para estabelecer uma avaliação de risco da área, pois a alta susceptibilidade da população a um novo sorotipo, infecções prévias por outros sorotipos e a virulência da cepa podem justificar a dimensão de uma epidemia e sua gravidade.

Quais os métodos diagnóstico e tratamento para o sarampo?

O método laboratorial mais comum para confirmar o sarampo é a detecção de anticorpos IgM específicos para o vírus do sarampo em uma amostra de sangue (sensibilidade 83 a 89%; especificidade 95 a 99%).

Qual o risco do sarampo?

As complicações infecciosas têm relação direta com a gravidade da doença, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Além disso, muitas crianças com sarampo têm diarréia, fator que contribui para a desnutrição. O desenvolvimento de otite e de complicações neurológicas também podem ocorrer.