:

Como a loucura era vista na antiguidade?

Como a loucura era vista na antiguidade?

Na Antiguidade grega, a loucura tinha um caráter mitológico que se misturava à normalidade. Num tempo em que a noção de passado era vaga, a escrita inexistia e os deuses decidiam tudo, o “loucoera uma espécie de ponte com o oculto.

Em que sentido Foucault diz que a loucura foi criada no século XVII?

Foucault, na História da Loucura, faz uma análise das modificações dos discursos sobre loucura através do tempo. Até o século XVII, a imagem que se tinha da loucura era sua representação medieval de algo místico, desconhecido, considerado o lugar imaginário da passagem da vida à morte. ...

Qual a importância de se conhecer a história da loucura?

Conclui-se que a importância em se conhecer as formas históricas do conceito de loucura reside na possibilidade de se poder desnaturalizar as concepções e refletir acerca da prática que são realizadas hoje na assistência às pessoas em sofrimento mental.

Como a loucura era vista na Antiguidade e na Idade Média?

Na idade média as cidades escorraçavam os loucos (os de origem estrangeira), deixando-os correrem pelos campos distantes, quando não eram confiados a grupos de mercadores e peregrinos. Havia barcos que levavam os insanos de uma cidade para outra, e como errantes eles vagavam de cidade em cidade.

Como a loucura era vista no século XVII?

É a partir do século XV que a loucura se insere num universo moral. ... Essa consciência crítica era detentora do aspecto moral, que enunciava o erro na conduta dos homens.

Como se dá o processo de constituição da loucura como doença mental?

A delimitação da loucura como doença mental, no contexto da medicina, se relaciona à experiência jurídica da alienação, na constituição do estatuto do que seja um indivíduo incapaz, perturbador do grupo, de acordo com os preceitos morais, éticos e políticos dos séculos XVII e XVIII.

Qual é a importância de se refletir sobre o conceito de loucura atualmente?

Conclui-se que a importância em se conhecer as formas históricas do conceito de loucura reside na possibilidade de se poder desnaturalizar as concepções e refletir acerca da prática que são realizadas hoje na assistência às pessoas em sofrimento mental.

Como os portadores de transtornos mentais eram vistos na Idade Média?

No final da Idade Média até a Idade Moderna houve uma mudança radical desses conceitos e o doente mental passou a ser visto como um possuído pelo demônio, dessa forma o tratamento antes humanitário foi mudado para espancamentos, privação de alimentos, tortura generalizada e indiscriminada, aprisionamento dos doentes ...

Como era considerada a doença mental até o século XVII?

Já em meados do século XVII, a loucura, que até então era exaltada como marca do divino, constitui-se em um modo de exclusão, devido às mudanças ocorridas em decorrência do crescimento das cidades, com o poder das relações políticas e com o desenvolvimento da industrialização.